Mais de 300 pessoas, entre deputados de diferentes partidos, representantes dos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, CEF (Caixa Econômica Federal), entidades e associações da indústria e construção civil, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças política, participaram da primeira reunião da Frente Parlamentar Mista da Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em 16 de agosto, em Brasília. Na pauta, a discussão sobre os objetivos da frente, projetos em andamento no Congresso e muita troca de informação e debates.
“As cidades são, como aponta a ONU (Organização das Nações Unidas), motores para o desenvolvimento socioeconômico e, as frentes de batalhas, fundamentais para as principais agendas do nosso tempo. É pensando no desenvolvimento do nosso Brasil que mergulhamos nessa Frente Parlamentar com muito trabalho, contando com a experiências de todos os parlamentares que nos apoiam. O evento foi grandioso, estou muito feliz com os resultados. Precisamos nos unir em torno da pauta e avançar nos projetos prioritários que estão em tramitação no Congresso Nacional. Só assim teremos resultados significativos para o nosso país”, disse o Deputado Federal, Marangoni (União/SP), presidente da Frente Parlamentar Mista.
“É importante participar dos debates e das deliberações sobre o desenvolvimento habitacional bem como o acesso à moradia digna e à promoção de cidades sustentáveis”, completou Maria do Carmo Avesani Lopez, Presidente da ABC Habitação e Diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular), do Mato Grosso do Sul. O encontro abordou, ainda, questões temáticas regionais sobre o programa Minha Casa, Minha Vida e uma palestra do professor Cláudio Bernardes, engenheiro civil e mestre em engenharia pela University of Sheffield.