seta
Prognum Informática

Os Softwares de Crédito Imobiliário da Prognum administram mais de 1.5 milhões de Créditos

Softwares de Gestão de Crédito Imobiliário

Primeira software house do País a utilizar a microinformática para sistemas de crédito imobiliário, a Prognum está há mais de duas décadas investindo exclusivamente nesse mercado. O resultado de tanto foco e evolução aparece em seus produtos que se tornaram referência de confiabilidade, abrangência e performance, mesmo com o uso descentralizado e em arquiteturas baseadas em Internet. Essas qualidades associadas ao funcionamento com múltiplas tecnologias de bancos de dados e sistemas operacionais, garantem flexibilidade na adequação ao ecossistema de TI em funcionamento no cliente, o que facilita em muito a implantação e manutenção.

Todos os produtos da Prognum são totalmente integrados e podem ser comercializados em conjunto ou em módulos, possibilitando a solução ideal às necessidades do cliente.





Sistema de Originação de Crédito Imobiliário

 

O Sistema de Originação de Crédito - SCCI Originação foi criado para permitir a captação organizada de pretendentes habitacionais, automatizando desde a simulação do financiamento imobiliário, passando pelo cadastramento da proposta, digitalização da documentação necessária para análise de crédito, jurídica e de registro, até a geração do crédito para implantação no sistema de gestão. Permite que todos os envolvidos no processo, como analistas de crédito, avaliadores, despachantes e aprovadores, registrem no software cada etapa, possibilitando um perfeito gerenciamento e controle do processo.

O SCCI-Originação possibilita a criação de diversas modalidades de crédito e a estes diversos tipos de operações padronizadas, e para cada uma delas, pode-se associar:

Possibilita ainda o cadastramento pelo usuário das fases da operação, de faixa de tarifas para gestão do processo de crédito, despesas por modalidade e tipos de liberação de recursos.

Por todas estas características o SCCI–Originação é considerado um software MUITO FLEXIVEL e com toda a segurança necessária ao controle e a contratação de um crédito imobiliário.

Pode ser comercializada com o SCCICorp ou separadamente

SCCI - Sistema de Controle de Crédito Imobiliário

 

Fruto de concepção avançada, o SCCI obedece ao moderno conceito de sistema de tratamento da informação: é totalmente voltado para o usuário final. O software é interativo, todo operado por "menus", sendo de fácil utilização por usuários com pouco conhecimento de informática, o que o torna um programa absolutamente produtivo.

O software permite o processamento de carteiras com poucos ou com centenas de milhares de créditos, com acesso on-line à base de dados dos contratos, aos imóveis, aos mutuários, às prestações, aos pagamentos, aos componentes de renda, aos empreendimentos, às formas de cobrança, às tabelas financeiras, contábeis, de feriados, de municípios, de categorias profissionais, de situações especiais e de seguradoras, entre outros.

Os relatórios contábeis, operacionais e gerenciais gerados pelo programa são completos. Ainda assim, o cliente poderá solicitar o desenvolvimento específico de um novo relatório ou utilizar outra ferramenta da Prognum Informática específica para esse fim.

O sistema possui ainda interface web totalmente personalizável que possibilita ao mutuário realizar o autoatendimento para operações como: emissão de segunda via de boleto, alteração de data de vencimento da fatura, antecipação de prestação, atualização de cadastro, entre outras. Desta forma o atendimento pode ser agilizado e a demanda de solicitações a serem tratadas por nossos clientes, reduzida. Conheça um pouco do que o SCCI Web pode fazer.

Abrangência:

  • Contratação
  • Cobrança
  • FCVS
  • Contabilidade
  • Pendências
  • Acordos
  • Interfaces (Seguro, FGTS, Bacen)

O SCCI suporta vários tipos de cobrança:

  • Cobrança on-line
  • Cobrança bancária integrada
  • Baixa manual
  • Débito em conta corrente
  • Desconto em folha

Graças a sua total flexibilidade, o SCCI é a ferramenta ideal para administração segura de pequenas e grandes carteiras de crédito imobiliário.

Pode ser comercializada com o SCCICorp ou separadamente

Sistema FCVS

 

O SCCI FCVS foi desenvolvido para permitir o completo gerenciamento administrativo, operacional e contábil da carteira de créditos habilitados, a habilitar, para novação ou já novados junto ao FCVS.

O SCCI FCVS dispõe de todo o controle exigido para a administração dos créditos habilitados junto ao FCVS, desde sua habilitação até a conclusão do processo de novação, registrando todas as ocorrências e acompanhamentos.

De interface gráfica, interativa e amigável, é totalmente parametrizável, adequando-se às necessidades e controles internos requeridos pelo processo de habilitação/novação do cliente.

O SCCI FCVS possibilita ao usuário:

Apoiado no SisAt (Sistema de Atendimento a Operações de Crédito Imobiliário), o SCCI organiza todo o workflow (totalmente configurável) necessário para a administração da carteira de créditos de FCVS, destacando-se:

Apoiado no SIG (Sistema de Informações Gerenciais), possibilita, também, a geração de arquivos/relatórios de informações detalhadas de toda a carteira para a tomada de decisões gerenciais, elaboração de planilhas, gráficos, etc.

SisAt - Sistema de Controle de Atividades

 

O Sistema de Controle de Atividades da Prognum Informática – SisAt – foi concebido para suprir as necessidades específicas de automação do atendimento a clientes de empresas de crédito imobiliário, possibilitando um processo operacional padronizado, ágil e totalmente personalizado. Mais do que isso, o SisAt gerencia todo o atendimento, seja ele pessoal ou por telefone, criando e acompanhando as solicitações geradas pelos mutuários.

O software gera um ganho na produtividade que se alcança no atendimento aos mutuários que procuram o agente para obter todo o tipo de informações, do saldo devedor ao pedido de segunda via de título. Afinal, a padronização do software possibilita a otimização deste atendimento, já que todo o contrato entre o representante do agente e o mutuário é definido em scripts e fica armazenado, podendo ser consultado a qualquer momento, por qualquer pessoa autorizada.

Relatórios Gerenciais - Maior Controle

Com um work flow totalmente configurável, o SisAt permite um controle histórico das solicitações dos mutuários e, ainda, a produção de relatórios gerenciais das tarefas pendentes, o que possibilita um controle muito maior do atendimento por parte do agente financeiro.

Exemplos de tarefas que o SisAt pode executar:

  • Segunda via de título
  • Liberação de hipoteca
  • Alteração de dados cadastrais
  • Revisão de índice Saldo para quitação
  • Requisição de utilização do FGTS na prestação
  • Integração com SMS
  • Envio de emails de cobrança para o mutuário

Exemplos de relatórios gerenciais que podem ser produzidos:

  • Controle de tarefas geradas pelas solicitações dos mutuários
  • Número de ligações
  • Andamento e histórico de processos
  • Produtividade no atendimento

Definitivamente, o SisAt é uma excelente ferramenta para os agentes financeiros que pretendem prestar um atendimento de qualidade inquestionável aos seus mutuários, tornando essa operação ágil, padronizada e muito mais produtiva.

Pode ser comercializada com o SCCICorp ou separadamente

SIG - Sistema de Informações Gerenciais

 

No complexo mercado de crédito imobiliário, organizar e ter acesso às informações gerenciais da carteira de mutuários é fundamental para decidir, com segurança, quais os caminhos a seguir. E é exatamente este o papel do SIG – Sistema de Informações Gerenciais - um software indispensável para o agente financeiro controlar, através de gráficos e relatórios, as suas posições contábeis, sejam elas diárias, semanais, quinzenais ou mensais.

SIG disponibiliza para o agente financeiro informações detalhadas sobre sua carteira, de forma transparente, para a tomada de decisões gerenciais. Informações como o número total de mutuários em atraso por empreendimento, total de recebimento por mês, valores de prestações e carnês emitidos para pagamento, entre outras, são importadas diretamente do SCCI – Sistema de Controle de Crédito Imobiliário, já que os dois programas estão totalmente integrados. Com isso, fica garantida a confiabilidade das informações geradas.

O Sistema de Informações Gerenciais oferece uma série de opções de relatórios e gráficos

Pode ser comercializada com o SCCICorp ou separadamente

Sicor - Sistema de Controle de Retorno

 

O Sistema de Controle de Retorno - Sicor - é um software produzido especialmente para acompanhar todos os contratos de empréstimos feitos pelo Agente Financeiro junto à Caixa Econômica Federal ou a qualquer outro agente financiador. Mais do que isso, entretanto, o programa controla os pagamentos efetuados - e os que estão por vir - permitindo a identificação dos eventuais erros na cobrança incorreta de prestações e verificando as baixas resultantes de amortizações extraordinárias.

Ao lado do Sistema de Controle de Crédito Imobiliário - SCCI - o SiCor é a ferramenta ideal para os Agentes Financeiros, que captam recursos junto ao agente financiador, controlem seu fluxo de caixa de forma ágil, segura e produtiva. Enquanto o SCCI contabiliza todas as operações com os mutuários, o SiCor cuida dos contratos com a CEF/agente financiador, fechando o ciclo das operações de crédito imobiliário.

Dessa forma o SiCor oferece ao Agente Financeiro procedimentos padronizados de auditoria sobre os reajustes das prestações, e acaba por atuar como um instrumento altamente confiável para renegociação com o agente financiador. Através de relatórios comparativos o Agente Financeiro pode contrapor o que está pagando ao que efetivamente deveria estar sendo cobrado. Da mesma forma com o que acontece com os contratos dos mutuários, os contratos controlados pelo SiCor seguem as leis e regras estabelecidas pela CEF/agente financiador.

Para os Agentes Financeiros que utilizam o Sistema de Controle de Crédito Imobiliário - SCCI - mais uma facilidade: os dois programas interagem e, dessa forma, o SiCor pode buscar no SCCI a evolução média dos contratos com os mutuários, dado que pode ser relevante numa eventual negociação junto à CEF ou ao agente financiador.

Além de controlar o pagamento das prestações, o SiCor - que também recebe os dados da CEF/agente financiador, através de interfaces/arquivos, dispensando o trabalho manual de um operador - também acompanha as amortizações extraordinárias indicando se foram corretamente deduzidas do saldo devedor.

O SiCor pode, também, auxiliar o Agente Financeiro na sua programação financeira, já que é possível fazer previsões de retorno. Como esse custo é bastante expressivo para o Agente Financeiro, é sempre bom estar prevenido e preparado para as prestações: alimentando a tabela de índices, o SiCor permite projeções em qualquer tempo. O sistema calcula as prestações de forma automática e permite a análise imediata dos dados enviados pela CEF/credor, apontando, por exemplo, eventuais erros de cálculo de juros ou na aplicação de reajustamento.

Como uma verdadeira ferramenta de controle contábil o SiCor ainda compara o empréstimo da CEF/agente financiador com o financiamento dos mutuários finais, possibilitando ao Agente Financeiro, através de poucos comandos, analisar se sua carteira está ou não deficitária.

O SiCoR demonstra toda asua capacidade de controlar o retorno, através de diversos relatórios:

SACRe – Sistema de Automação para Controle de Responsabilidades

 

Sistema voltado para automatizar e controlar todas as atividades de encaminhamento de Sinistros e uso de FGTS por parte do mutuário junto às áreas competentes. Para tanto, as rotinas implementadas nesse sistema foram elaboradas de tal forma que permitem controlar os eventos que ocorrem desde a fase de atendimento ao mutuário solicitante até as fases de operacionalização do serviço e retorno de informações ou ressarcimento dos organismos externos (CEF-FGTS ou seguradoras). 

Sistema de Controle de Crédito Imobiliário Empresário

 

O SCCI-Empresário dispõe de todo controle para administração do plano empresário, consistindo em registro e acompanhamento das previsões, liberações (totais ou parciais), adiantamentos, cancelamentos e do saldo a liberar, possibilitando ao gestor uma visão do percentual da obra já liberado. Permite também amortizações e incorporações no contrato e controle total do fluxo financeiro antes e depois da data do término da construção.

Relatórios e Apuração Contábil

O sistema SCCI-Empresário conta com o controle contábil e de saldo a liberar, pertinentes ao plano empresário, o que permite ao empresário analisar e acompanhar a contabilização de valores com as movimentações dos históricos de liberações, adiantamentos, cancelamentos, amortizações e incorporações além de todo o controle do repasse das unidades.

A contabilização, e seus movimentos, permitem uma integração com o software centralizador da contabilidade, bastando para isto configurar os movimentos contábeis na tabela de eventos, isto tudo para facilitar a identificação detalhada dos eventos contábeis do plano empresário.

Podemos afirmar, categoricamente, que a ferramenta SCCI-Empresário é FUNDAMENTAL para controle do plano empresário e possibilita ao gestor uma prática eficiente dos seus processos de liberações que culmina em resultados eficientes ao negócio.

Pode ser comercializada com o SCCICorp ou separadamente

CIP – Controle de Imóveis e Projetos

 

Sistema voltado para informatizar o cadastro de imóveis (não de uso) das empresas, permitindo, inclusive, a digitalização de documentos pertinentes (escrituras, certidões, plantas, etc.). Possibilita, ainda, o  cadastramento do histórico de aquisição do imóvel, se há ônus incidentes sobre ele, o controle do andamento do projeto nos órgãos de licenciamento e fiscalização e da situação fiscal, quem são os responsáveis pela obra, etc. O controle vai desde a compra do terreno até seu eventual desmembramento em unidades autônomas, passando pela geração de toda a documentação necessária para a legalização do projeto.

Pretend - Controle do Cadastro de Pretendentes

 

Sistema integrado ao SCCI, é voltado para permitir às empresas financiadoras ou promotoras de programas habitacionais, a administração de um cadastro permanente e atualizado de candidatos (pretendentes) inscritos nesses programas, permitindo medir e qualificar, com precisão, a demanda habitacional da sua região para programas habitacionais como, por exemplo,  o Programa "Minha Casa, Minha Vida".