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Prognum Informática

Informações relevantes do mercado do Crédito Imobiliário

Notícias - Junho de 2020

Sistema de Originação estará disponível por meio de Mobile App

Pelo celular, o pretendente poderá simular, solicitar e acompanhar as fases de contratação do crédito imobiliário

Já está em fase final de validação o Mobile App do Sistema de Originação da Prognum Informática, que estará disponível tanto para IOS como para Android. O Sistema de Originação faz toda a gestão do processo de contratação do crédito imobiliário e, a partir de agora, suas principais funções estarão disponíveis na tela do smartphone, trazendo muito mais comodidade para o pretendente e agilidade e possibilidade de ganho de escala para o agente financeiro. Por meio do aplicativo, o interessado poderá simular e solicitar a operação de crédito, enviar documentos e acompanhar as fases de contratação. “O app oferece todas as funções que o pretendente precisa para solicitar o crédito imobiliário. Ele se cadastra, simula a operação desejada, preenche as informações solicitadas, faz o upload dos documentos necessários à operação e acompanha todo o processo pelo celular. Isso traz mais comodidade para o tomador e maior agilidade para o financiador”, diz o Coordenador de Suporte da Prognum Informática, Ricardo Moura. O pretendente poderá fazer as fotos dos documentos necessários à operação pelo próprio app, caso não os tenha digitalizados. “É possível fazer as fotos pelo próprio app, que ainda promove ajustes automáticos que melhoram a qualidade das imagens enviadas”, pontua Moura. Segundo ele, o app do Sistema de Originação oferecerá muita comodidade para o pretendente e, justamente por isso, poderá ampliar, de forma exponencial, as propostas de crédito para as instituições financeiras. “O app não será utilizado apenas pelo eventual pretendente. Os representantes comerciais das instituições também poderão contar com a ferramenta para registrar novas operações utilizando apenas o smartphone”, destaca.

Publicado em 01/06/2020

Prognum Informática completa 30 anos de atividades

Empresa faz a gestão de mais de dois milhões de créditos imobiliários em todo o país

 

Pioneira no desenvolvimento de software para administração de créditos imobiliários no Brasil, a Prognum Informática está completando 30 anos de atividades. De lá para cá, se tornou uma referência de mercado, com a administração de mais de dois milhões de créditos imobiliários de 46 clientes, entre bancos, agentes financeiros, companhias hipotecárias, cooperativas e similares, gestoras, incorporadoras e securitizadoras. O SCCI Corp, principal produto comercializado pela empresa, foi desenvolvido internamente, sem incentivos e partindo do zero, isto é, sem aproveitamento de qualquer outro software. Hoje se trata da mais completa, produtiva e respeitada ferramenta de gestão de crédito imobiliário do país, sempre trabalhando com o conceito da inovação. Nesse quesito a Prognum Informática foi, - por exemplo - a primeira empresa no país, ainda na década de 90, a levar suas ferramentas de gestão de crédito imobiliário para a internet. Hoje o SCCI Corp está disponível pela internet, por meio do CorpWeb. “Há 30 anos não poderíamos imaginar o rumo que tomaria aquele trabalho. Mas o fato é que nossa ferramenta veio atender às necessidades do mercado, o que possibilitou o nosso crescimento. Investimos muito trabalho e dedicação ao SCCI Corp e demais soluções da empresa. Investimos muito em eficiência, produtividade e segurança. Hoje, nos dedicamos à promoção da excelência de nossos produtos. Queremos oferecer ao mercado cada vez mais produtividade, segurança, funcionalidade e excelência”, diz o Presidente da companhia, Sergio da Venda Vieira. A Prognum tem sua sede em Niterói e licenciadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba, além de oferecer suporte residente (nas dependências do cliente), e contar com certificação ISO 9001:2015, que atesta os processos internos de acordo com rigorosos padrões internacionais de qualidade. O crescimento registrado nestes 30 anos permitiu à Prognum Informática ampliar sua atuação formando um grupo com as empresas do mesmo segmento – a Síntese, de Curitiba, em 2009, e a Elógica, de Recife, em 2015. “Sempre acreditamos muito nesse mercado e no Brasil. O crédito imobiliário tem muito espaço para crescer e tínhamos certeza de que havíamos atingido, agora, as condições a tanto necessárias. Infelizmente a crise do novo coronavírus irá retardar um pouco a retomada desse processo, mas, superada essa fase, não temos dúvidas de que o setor vai acelerar o ritmo de crescimento e se solidificar de vez em patamares cada vez mais elevados. Somos parceiros de nossos clientes e  quando nossos clientes crescem, crescemos juntos”, diz o Diretor Técnico, Marcus Marques da Rocha.

Publicado em 01/06/2020

SCCI 9.08: otimizações trazem ainda mais velocidade para a ferramenta

Testes indicam que o carregamento da tela de um contrato de financiamento passa de 4 segundos para 1 segundo

A versão 9.08 do SCCI Corp (Sistema de Controle de Crédito Imobiliário), da Prognum Informática, disponibilizada para os clientes em 8 de junho, teve algumas funções otimizadas, o que confere ainda mais produtividade para a ferramenta. O carregamento da tela de um contrato de financiamento imobiliário, por exemplo, passou de quatro segundos para um segundo, ou seja, está 300% mais veloz, segundo testes realizados. “Telas de contratos são carregadas repetidamente, ao longo de todo o dia. Esse ganho de velocidade é muito significativo quando você pensa na produtividade. Afinal, esse ganho de tempo se repetirá inúmeras vezes ao longo do dia”, afirma o Coordenador de Análise de Requisitos da Prognum Informática, Kleber Pereira. Outra otimização importante, que alcançou um excelente resultado, é a redução de tempo do simulador de financiamento, que, segundos testes internos, passou de nove segundos para três segundos, um ganho de velocidade de 200%. Mais uma novidade da nova versão vem para facilitar os testes realizados com contratos. Foi criado um botão na tela do Pretendente, que copia o contrato com os dados mascarados, por motivos de segurança. “Frequentemente, o suporte precisa de alguns contratos para analisar alguma inconsistência ou propor melhorias. A partir de agora, bastará clicar neste botão para copiar o contrato, com os dados mascarados. O contrato é copiado para o ambiente de teste. Dessa forma, ganhamos tempo, o que resulta em mais velocidade para atender as demandas dos clientes”, explica Ricardo Moura, Coordenador de Suporte da Prognum Informática.

Publicado em 01/06/2020

Em nove estados brasileiros já é possível fazer on-line escritura de compra e venda de imóvel

Registro digital foi autorizado pelo CNJ para que o serviço não fosse paralisado durante a pandemia do novo coronavírus

Em nove estados brasileiros não é mais preciso se deslocar até um cartório para registrar as operações de compra e venda de um imóvel. Os cartórios de São Paulo e Rio de Janeiro e as corregedorias de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Norte já estão permitindo escrituras on-line. Recentemente o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou o registro digital para que o serviço não fosse paralisado durante o isolamento social e, assim, o procedimento vem sendo regulamentado pelas corregedorias da Justiça. Especialistas ressaltam que além de desburocratizar o serviço, o registro on-line oferece mais fôlego para o mercado imobiliário. “A escritura digital está superalinhada com a nossa proposta. Hoje, por meio da plataforma da Loft, é possível fazer todo o processo sem sair de casa, seja de compra ou de venda de um imóvel”, exemplificou Bartolomeu Cavalcanti, Gerente-Geral da Loft, startup de compra e venda de imóveis, em entrevista ao jornal Valor Econômico. Segundo ele, a startup concluiu duas operações de venda online em maio. “É tão seguro quanto fazer no cartório e é mais prático. Esperamos que esse novo procedimento fique de legado”, avaliou Michelle Novaes, Tabeliã Substituta do 15º Ofício de Notas do Rio, onde uma das vendas da Loft foi registrada de forma on-line. O Provimento nº 95 do Conselho Nacional de Justiça, publicado em 1º de abril, permite as transações on-line e trata do funcionamento dos cartórios durante a pandemia. As corregedorias da Justiça dos Estados devem regulamentar a forma de funcionamento do serviço, por isso algumas normas variam de um estado para outro e nem todos estão capacitados para realizar o processo. “Trata-se de um grande passo para a desburocratização imobiliária”, garantiu Giselle Oliveira de Barros, Presidente do Colégio Notarial do Brasil, em entrevista ao Valor Econômico.

Publicado em 01/06/2020

Caixa: pausa para pagamento de prestações é ampliada para até 120 dias

Medida vale para pessoas físicas e jurídicas

Desde o dia 18 de maio, os mutuários da Caixa podem solicitar a ampliação da pausa do pagamento de seus financiamentos imobiliários por 120 dias. Antes, o prazo máximo era de 90 dias. A medida é válida para pessoas físicas e pessoas jurídicas clientes do banco. "Ao estender a pausa na prestação do contrato habitacional para quatro meses, o banco oferece às pessoas e empresas a oportunidade de reprogramar seu orçamento diante das dificuldades que vêm enfrentando nesse período", disse o Presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães. Segundo o banco, mais de 2,3 milhões de mutuários já solicitaram a pausa na prestação habitacional. A taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrem alterações com o adiamento, mas quem solicitar a pausa no contrato terá que pagar juros, seguros e taxas, acrescidas ao sado devedor do contrato. Podem solicitar o benefício os clientes com pagamentos em dia ou aqueles com pagamentos em atraso por, no máximo, 18 meses. Para pessoa jurídica, a pausa nas prestações é permitida para quem está sem pagar no prazo no máximo duas parcelas (atraso de 60 dias).

Publicado em 01/06/2020

Bancos poderão ampliar prazo de carência para pagamento de financiamentos de pessoas físicas e jurídicas

Prazo inicial de 60 dias está sendo considerado insuficiente. Bancos monitoram de perto a crise do novo coronavírus e devem ampliar esse prazo

 

O prazo de carência de 60 dias que os bancos concederam em diversas linhas de crédito voltadas a pessoas físicas e empresas poderá ser ampliado por mais 60 dias. Os bancos brasileiros estão monito-rando muito de perto os reflexos da crise do novo coronavírus, e parecem dispostos a ampliar o pra-zo de carência oferecido aos seus clientes. Os bancos estão discutindo com o Banco Central o assun-to com cuidado e ponderação, e o novo prazo de carência par aos pagamentos pode chegar a três ou quatro meses, dependente do cenário. Os bancos já avaliam que os 60 dias de carência concedidos não serão suficientes. O Banco Central também está atento ao momento e já permitiu que os bancos mantenham a nota dos clientes mesmo diante da renegociação das dívidas e flexibilizou de forma temporária a regra que determina o tamanho do colchão que os bancos devem constituir para perdas em relação ao tempo de atraso dos empréstimos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos já receberam mais de dois milhões de pedidos de carência para pagamento de dívidas que somam R$ 200 bilhões. “Os bancos estão monitorando passo a passo os efeitos da crise e se o quadro de piora se mantiver, as instituições já se dispuseram a continuar renegociando as dívi-das dos clientes, dando a eles mais prazo e fôlego. Se o quadro de piora se mantiver, há disposição dos bancos, de forma isolada ou conjuntamente, para continuar renegociando e prorrogando as dívi-das por um prazo maior”, disse o Presidente da Febraban, Isaac Sidney, em entrevista ao Grupo Estado.

Publicado em 01/06/2020

Itaú lançará linha de financiamentos com taxa de juros atrelada à caderneta de poupança

Em um primeiro momento, a linha será oferecida apenas para construtoras e incorporadoras

O Itaú Unibanco anunciou ao mercado que está criando, ao lado de algumas construtoras, uma nova linha de crédito imobiliário com taxa de juros atrelada à caderneta de poupança, informou o jornal O Estado de São Paulo. Trata-se de uma linha de financiamento inédita no país, e está sendo articulada com as construtoras Cyrela, Eztec e Trisul, capitaneada pelo Itaú BBA, braço de atacado do grupo. Segundo apurou o Estadão, uma primeira fase contará com dez projetos e R$ 1 bilhão para financi-amentos nesta modalidade. “Em um primeiro momento, os financiamentos serão destinados a cons-trutoras e incorporadoras, o chamado plano empresário. Batizada de Poupança Mais, a nova linha oferecerá uma taxa de juros composta pela remuneração da poupança mais um spread, a diferença entre o custo da captação e o valor emprestado, que deve ser em torno de 3% ao ano, calculam fon-tes. Atualmente, a poupança rende 2,1% ao ano. Portanto, a taxa final da nova modalidade ficaria em algo como 5,1% ao ano”, divulgou o jornal. De acordo com o jornal paulista, o Itaú deverá anun-ciar a nova linha de financiamento ainda em junho.

Publicado em 01/06/2020

Venda de unidades do PMCMV amenizam crise diante da pandemia do novo coronavírus

Construtoras que trabalham com o programa percebem impacto menor da crise sobre as vendas

O Programa Minha Casa Minha Vida tem estimulado a venda de apartamentos, amenizando a crise do setor diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo publicou o jornal O Estado de São Paulo, as construtoras que atuam no programa estão sentindo um impacto menor nas vendas se comparadas àquelas que trabalham apenas com empreendimentos de médio e alto padrão, cujas vendas caíram em torno de 65%. Ao jornal, a construtora Tenda disse que abril foi o melhor mês de vendas do ano. "Nosso cliente é resiliente", disse o Diretor de Relações com Investidores, Renan Sanches, pontuando que a empresa tem vendido essencialmente por canais digitais. A Direcional também foi consultada e disse que as vendas de unidades do PMCMV em abril e maio estão em um mesmo patamar do primeiro semestre do ano, ou seja, não caíram por conta da pandemia. "As vendas estão saudáveis dentro do contexto em que estamos vivendo", garante o Presidente da companhia, Ricardo Ribeiro. O mercado espera que o PMCMV ganhe ainda mais representatividade no total dos negócios nos próximos meses. Hoje, o programa responde por 79% dos lançamentos e 71% das vendas em todo o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Vale lembrar que o Governo Federal estuda mudanças para o programa pós-pandemia, entre as quais a redução da taxa de juros. "Nas classes média e alta, as vendas certamente foram muito mais afetadas, porque esse cliente se isolou dentro de casa. Ele não tem a urgência para comprar como no segmento de baixa renda", disse Raphael Horn, Copresidente da Cyrela, companhia voltada para empreendimentos de alto padrão.

Publicado em 01/06/2020

Preço dos imóveis residenciais sobe 1,78% em abril

Segundo Abecip, o resultado acumulado em 12 meses é de 9,01%

A Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) informou que o resultado do IGMI-R/ABECIP em abril avançou 1,78%, levando o resultado acumulado em 12 meses a uma alta de 9,01%. Segundo a entidade, esse resultado deu sequência à tendência de aceleração na variação dos preços dos imóveis residenciais do Brasil observada a partir do último trimestre de 2019. “Ao longo do período desde o início da série histórica do IGMI-R/ABECIP, podemos ver quatro fases distintas. Na primeira, tivemos um movimento de queda contínua nos preços dos imóveis residenciais, inclusive em termos nominais, refletindo os efeitos negativos da recessão iniciada em 2014. A segunda fase mostra uma redução na tendência de quedas dos preços, a partir de meados de 2016. Na terceira fase, as variações nos preços dos imóveis residenciais voltam ao terreno positivo em termos nominais a partir de meados de 2018, porém ainda negativas em termos reais, com a diferença estreitando significativamente a partir de outubro de 2019. A quarta fase é marcada pelo primeiro quadrimestre de 2020, onde de um lado a aceleração nos preços dos imóveis residenciais, e de outro a queda nos preços ao consumidor, caracterizam aumentos dos preços dos imóveis residenciais em termos reais pela primeira vez na série histórica do IGMI-R/ABECIP. Ainda que de forma heterogênea entre as localidades analisadas pelo IGMI-R/ABECIP, esse aumento em termos reais pela perspectiva do acumulado em 12 meses em abril de 2020 foi verificado para todas as capitais”, informou a entidade. Segundo a Abecip, São Paulo é o destaque positivo, com aumento de 2,19% em abril, levando o acumulado em 12 meses para 14,18%. “No entanto, mesmo as capitais com pior desempenho relativo sob a perspectiva das variações em 12 meses, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, ainda assim passaram ao terreno positivo nas variações dos preços dos imóveis residenciais em termos reais, sempre levando em conta a variação do IPCA no período de 12 meses encerrado em abril. A despeito das incertezas trazidas pela pandemia às decisões econômicas, os preços dos imóveis residenciais mantiveram até aqui a tendência de aceleração verificada a partir do final de 2019, sendo a queda dos preços ao consumidor um fator importante na recomposição de valores dos imóveis em termos reais. Até esse momento, a melhora nas condições de financiamento trazida pela tendência de queda significativa nas taxas de juros aparenta compensar a redução no volume de renda disponível. Indicadores como a sondagem de confiança do setor de construção trazem uma incerteza significativa para a trajetória dos preços dos imóveis residenciais nos próximos meses”, informou, por meio de nota.

Publicado em 01/06/2020

Prefeitura de Curitiba sanciona decreto que permitirá regularização de mais de 4 mil imóveis na cidade

Desde o início do mandato de Rafael Greca já foram regularizados 5.143 terrenos em Curitiba

O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, sancionou em 18 de maio um decreto que permite a regularização de mais de quatro mil imóveis em toda cidade. “A sanção da lei, conquistada com o apoio da Câmara Municipal, nos traz alegria e satisfação”, disse o Prefeito. Segundo ele, desde o início de seu mandato em 2013, foram regularizados 5.143 terrenos em Curitiba. Com a nova legislação, somente até o final do ano mais 748 títulos de propriedade vão poder ser emitidos. A prefeitura informou que terão direito a regularização os imóveis que já possuam indicações fiscais individualizadas fornecidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU). Os proprietários interessados terão que comprovar que concluíram a obra até 31 de dezembro de 2019, realizando cadastro na Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Publicado em 01/06/2020

Cohab-Curitiba faz mais de 10 mil atendimentos em tempos de coronavírus seguindo todos os protocolos de saúde e segurança

São mais de 300 atendimentos por dia útil, diz a companhia

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-Curitiba) anunciou que já realizou mais de dez mil atendimentos desde que adotou medidas de segurança no combate à pandemia do novo coronavírus. São mais de 300 atendimentos por dia útil, para serviços importantes para o cidadão, referentes a inscrições, protocolos, contratos, escrituras, impressão de boletos e outros. De 23 de março a 12 de maio, o número exato de atendimentos é de 10.861, entre serviços presenciais agendados, contatos telefônicos e pela internet. “Este número representa mais de 300 atendimentos por dia útil. São serviços importantes para o cidadão, referentes a inscrições, protocolos, contratos, escrituras, impressão de boletos e outros. Adaptamos as maneiras de atender para garantir a segurança a fim de evitar que a população ficasse sem os serviços”, disse o Presidente da Cohab-Curitiba, José Lupion Neto. Ele lembra que a empresa suspendeu as reuniões presenciais nas quais apresenta empreendimentos habitacionais para a fila de inscritos. Estas pessoas receberam por e-mail um vídeo com todas as informações sobre as moradias ofertadas e as condições de financiamento. Foram exatas 1.529 pessoas inscritas que receberam e assistiram ao vídeo. Quem precisar entrar em contato com a Cohab-Curitiba pode utilizar o e-mail falecom@curitiba.pr.gov.br ou o canal de atendimento Alô Cohab, pelos telefones 0800-413233 e 3221-8133. As situações que não podem ser solucionadas por telefone ou e-mail acontecerão presencialmente, mas é preciso fazer o agendamento prévio por telefone.

Publicado em 01/06/2020

Casa própria tem, em março, financiamentos na ordem de R$ 6,73 bilhões, diz Abecip

De acordo com a entidade, o valor é 5,6% maior do que o registrado no mês anterior

Em março, os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) alcançaram o montante de R$ 6,73 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Trata-se de um crescimento de 5,6% em relação ao mês anterior e de 19,4% comparativamente ao mesmo mês do ano passado. “Até março, portanto, pode ser considerado pouco expressivo o impacto da crise do novo corona vírus sobre o crédito habitacional no âmbito do SBPE. Na comparação entre os primeiros trimestres de 2019 e de 2020, os empréstimos destinados à aquisição e construção de imóveis avançaram 29,8%, atingindo R$ 20,25 bilhões. No acumulado de 12 meses (abril de 2019 a março de 2020), os empréstimos para aquisição e construção somaram R$ 83,35 bilhões, alta de 34,9% em relação ao apurado nos 12 meses anteriores. Foram financiados em março de 2020, nas modalidades de aquisição e construção, 25,7 mil imóveis, resultado 0,5% superior ao de fevereiro e 7,5% maior do que o apurado em março de 2019. Entre janeiro e março de 2020 foram financiadas aquisições e construções de 79,07 mil unidades, resultado 24,3% maior que o de igual período de 2019. Nos últimos 12 meses (abril de 2019 a março de 2020), os financiamentos viabilizaram a aquisição e a construção de 313,4 mil imóveis, alta de 26,5% em relação aos 12 meses anteriores, quando 247,8 mil unidades foram beneficiadas pelo crédito imobiliário do SBPE”, informou a entidade, por meio de nota.

Publicado em 01/06/2020

Cohapar entrega as chaves de 50 casas em Nova Aurora, na região oeste do Paraná

Todas os protocolos de saúde e segurança contra o coronavírus foram observados na entrega das chaves

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entregou as chaves da casa própria para 50 famílias de Nova Aurora, na região Oeste do Paraná, em 8 de maio. Segundo a empresa, todas os protocolos de saúde e segurança foram seguidos para preservar a saúde dos técnicos e beneficiários envolvidos. As casas populares construídas em um trabalho integrado do Governo do Estado com o governo federal e a prefeitura. As famílias pagarão prestações mensais reduzidas, que não comprometem mais do que 30% do orçamento familiar. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 3,2 milhões do Fundo de Garantia e do Tempo de Serviço (FGTS), financiados pela Caixa. As unidades variam de 38 a 50 m². “O município doou o terreno, que custa praticamente o valor da casa, com toda a infraestrutura, ruas, calçamento poliédrico e galerias”, pontuou o Prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto, que ainda destacou a homologação, por parte da Cohapar, de um processo licitatório para a construção de outras 18 casas no distrito de Marajó. “Em breve, mais essa obra estará sendo entregue à população”, disse ele.

Publicado em 01/06/2020

Candido Bracher defende possibilidade do refinanciamento imobiliário com devolução de valores já pagos pelo mutuário

Segundo o presidente do Itaú Unibanco, tal possibilidade está sendo discutida com o Banco Central

O presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, defendeu a possibilidade do refinanciamento de contratos de crédito imobiliário com devolução de valores já pagos pelo mutuário, oferecendo, assim, liquidez imediata a esses clientes. Segundo o executivo, tal possibilidade está sendo discutida com o Banco Central de forma “avançada”, e essa operação se aproveitaria da garantia imobiliária já existente. Ao defender o refinanciamento com devolução de valores, Bracher utilizou como exemplo um contrato de 120 parcelas, cujas 60 já teriam sido pagas. “O banco pode devolver o dinheiro dessas 60, e você volta ao início do financiamento na mesma taxa. Seria uma coisa simples. Esse cliente está adimplente. É uma forma de dar a ele recursos baratos.”, afirmou ele, em uma Live promovida pelo jornal Valor Econômico. O mercado não considera a operação simples, pois será preciso promover mudanças na legislação. O maior entrave seria a lei da alienação fiduciária, que só permite uma operação de crédito por imóvel dado em garantia.

Publicado em 01/06/2020

PDG Realty tem prejuízo líquido de R$ 175 milhões no primeiro trimestre de 2020

Segundo a companhia valor é 27,1% menor se comparado à perda do mesmo período de 2019

A PDG Realty Empreendimentos e Participações anunciou que registrou prejuízo líquido atribuído a sócios da empresa controladora de R$ 175 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa, segundo a companhia, uma redução de 27,1% sobre a perda de R$ 240,255 milhões em igual período de 2019. Essas informações constam nas demonstrações financeiras enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em maio. De acordo com estas demonstrações financeiras, a receita líquida de vendas de bens e/ou serviços caiu 63,6% entre os dois períodos, de R$ 129,1 milhões para R$ 46,9 milhões. E o custo dos bens e/ou serviços vendidos recuou 66%, para R$ 49,7 milhões, enquanto as despesas operacionais caíram 59%, para R$ 36,1 milhões no 1º trimestre na comparação anual. E mais: o lucro antes do resultado financeiro e dos tributos (Ebit) ficou negativo em R$ 38,9 milhões de janeiro a março deste ano, o que representa uma queda de 63% se comparado a igual período de 2019. E o resultado financeiro ficou no vermelho em R$ 137,1 milhões no primeiro trimestre de 2020, 3,5% acima ao do mesmo período de 2019.

Publicado em 01/06/2020

Índice FipeZap de Locação Residencial registra alta de 0,95% em abril

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o índice continua registrando alta

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o índice FipeZap de Locação Residencial registrou uma alta de 0,95% em abril, após a alta de 0,99% no mês anterior. A variação superou a declaração registrada pelo IPCA/IBGE, de -0,31%, o que definiu uma alta real de 1,26%. Em Goiânia e em Fortaleza houve recuo nominal de 1,35% e 0,22%, respectivamente, mas nas demais capitais o aluguel teve alta nominal no preço. Belo Horizonte está no topo da lista, com uma alta de 2,12%, seguida de Florianópolis (1,63%) e São Paulo (1,46%). O Rio de janeiro registrou crescimento de 0,40% e Brasília 1,01%. Segundo o índice FipeZap, no acumulado do ano a alta é de 2,86%, contra uma inflação acumulada de 0,2%, o que significa uma alta real de 2,63% no preço dos aluguéis. Nos 12 últimos meses, o índice acumula alta nominal de 5,29%, diante de uma inflação acumulada de 2,40%, significando que o preço médio da locação residencial teve alta de 2,82% nesse período.

Publicado em 01/06/2020

Regras do Open Banking são aprovadas pelo CMN e Banco Central

Open Banking será implementado por fases, de 30 de novembro a outubro de 2021

As regras de funcionamento do Sistema Financeiro Aberto (Open Banking) no Brasil foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central. Por meio delas, será passa a ser possível o compartilhamento padronizado de dados e serviços pelas instituições reguladas por meio da abertura e da integração de seus sistemas, com o uso de interfaces dedicadas para essa finalidade. O Banco Central espera, com isso, aumentar a eficiência, a competitividade e a transparência no sistema financeiro. De acordo com a instituição, “o modelo parte da premissa de que o consumidor financeiro é o titular de seus dados pessoais, em consonância com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Os atos normativos aprovados trazem, além das definições, objetivos e princípios do Open Banking, suas principais diretrizes e regras de funcionamento, como os dados e serviços abrangidos, as instituições participantes, os requisitos para obtenção do consentimento do cliente e sua autenticação, aspectos relacionados à responsabilidade das instituições participantes e à convenção a ser celebrada entre elas para definir os padrões técnicos e os procedimentos operacionais para implementação do Open Banking, entre outras disposições”. “Essa iniciativa contribui para aumentar a competitividade, racionalizar os processos das instituições reguladas e, também, empoderar o consumidor financeiro, que poderá consentir com o compartilhamento de seus dados caso vislumbre, com isso, algum benefício, como o acesso a serviços financeiros mais adequados ao seu perfil”, explicou o Diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso. O banco anunciou que o Open Banking será implementado por fases, a partir de 30 de novembro deste ano até outubro de 2021, quando o processo será concluído.

Publicado em 01/06/2020

Banco Inter agora oferece uma linha de planos de dados e voz

O serviço pode ser contratado por meio do aplicativo do banco

O Banco Inter anunciou que já está disponível para seus clientes uma linha de planos de dados e voz operados pela Surf telecom. O objetivo e ir além dos serviços financeiros, oferecendo mais conveniência para os clientes, e a compra do serviço pode ser feita pelo aplicativo do banco. O chip é enviado para o endereço do cliente, com o plano habilitado. “Estamos dando mais um passo para atender nossos clientes de ponta a ponta e facilitar ainda mais seu dia a dia. Quem compra no nosso marketplace, agora também vai encontrar planos de telefonia móvel, com contratação prática e rápida”, disse João Vitor Menin, CEO do Banco Inter. A instituição financeira oferece cinco diferentes planos, com preços entre R$ 25,00 e R$ 75,00. Segundo o Banco Inter, os planos são de 15% a 20% mais competitivos do que os oferecidos pelo mercado.

Publicado em 01/06/2020

Caixa oferece financiamento com seis meses para pagamento da primeira parcela

Construtoras aproveitam a medida para vender mais

A Caixa já havia oferecido aos seus mutuários uma pausa para o pagamento das parcelas do financiamento imobiliário por conta da crise do novo coronavírus. Mas foi além e anunciou o financiamento com o pagamento da primeira prestação apena seis meses depois de assinado o contrato. Essa novidade passou a valer para contratos assinados a partir de 13 de abril. Segundo seu Presidente, Pedro Guimarães, a medida “reforça o equilíbrio entre o problema de saúde e da economia”, oferecendo fôlego para a venda de imóveis. Construtoras aproveitaram a medida para estimular ainda mais suas vendas. É o caso da mineira Realiza Construtora, que atua no mercado mineiro, goiano e fluminense. A empresa está oferecendo aos seus clientes mais seis meses de carência, que serão somados aos seis meses de carência da Caixa. “Mais do que nunca, o momento pede flexibilização. E facilitar as negociações é mais uma forma de cuidar dos nossos clientes”, afirma Claudio Rossi, Gestor Regional Comercial da Realiza Construtora em Uberlândia e Araguari.

Publicado em 01/06/2020

Sicredi: associados podem pagar ou receber valores via QR Code

Operação pode ser feita pelo aplicativo da instituição, sem cobrança de taxas

Instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados, o Sicredi já está oferecen-do mais uma funcionalidade em pagamentos eletrônicos: desde a segunda quinzena de maio, já é possível pagar ou receber valores entre associados via QR Code. As operações são feitas por meio do aplicativo do Sicredi (IOS e Android), sem cobrança de taxas. “É um estímulo à troca do dinhei-ro físico por meios eletrônicos, uma nova cultura de pagamentos, mais segura, prática e sustentável que temos incentivado entre os nossos associados”, diz a Superintendente de Soluções de Meios de Pagamentos do Sicredi, Gisele Rodrigues. Segundo ela, essa solução está alinhada às melhores práti-cas de mercado e faz parte da adesão do Sicredi ao Sistema de Pagamentos Instantâneos lançado recentemente pelo Banco Central do Brasil. “O sistema financeiro vive uma jornada de inovação e no cooperativismo de crédito temos como vantagem o relacionamento mais próximo com os associa-dos, o que nos permite entender melhor as necessidades de cada um para pensarmos em soluções e produtos que possam atendê-los da melhor maneira”, finalizou ela.

Publicado em 01/06/2020

Senado aprova vigência da LGPD a partir de 14 de agosto

Esse era o prazo original, retomado segundo o Projeto de Lei 1.179/20, aprovado pelo Senado. PL aguarda sanção presidencial

O Senado aprovou de forma definitiva o Projeto de Lei 1.179/20, que trata de um regime jurídico especial para a pandemia de Covid-19 e tem consequência na vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18). O prazo original da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi resgatado e, assim, entrará em vigor em 14 de agosto. “A LGPD é um tema que vem amadurecendo há muitos anos e já estamos atrasados com relação ao mundo, porque não estamos preparados. Mais do que nunca a Lei Geral de Proteção de Dados é necessária”, defendeu o autor do destaque que retomou o prazo original, o líder do PDT no Senado, Weverton Rocha (MA). “A alteração aprovada no Sena-do, previa dois prazos, as sanções administrativas valeriam a partir de 1o de agosto de 2021. Está questão está superada porque o relator na Câmara manteve o prazo nesse aspecto. E é o prazo que fica valendo. Já quanto à data de entrada em vigor da Lei, o substitutivo aprovado na Câmara man-teve a data de 14 de agosto de 2020, mas com a possibilidade de vigorar o adiamento da MP 959, pois temos uma Medida Provisória que posterga a vigência para 3 de maio de 2021”, explicou a rela-tora, a Senadora Simone Tebet (MDB-MS). O Projeto de Lei espera, agora, a sanção do Presidente Jair Bolsonaro.

Publicado em 01/06/2020

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