O relatório Global Outlook 2021, produzido pela Mastercard, indica que houve, diante da pandemia do novo coronavírus, uma transformação na relação de compra, venda e aluguel de imóveis. Segundo o documento, apesar da Covid-19 e seus efeitos, entre os quais a prática do isolamento social, o mercado imobiliário se mantém aquecido e a procura por um imóvel passou a ser praticamente online.
Algumas ferramentas e soluções tecnológicas garantiram o volume histórico do setor. E o relatório aponta, ainda, a redução nos processos burocráticos de financiamento. O Global Outlook 2021 garante que muitas empresas imobiliárias obrigatoriamente migraram para o digital para não fechar as portas. Portanto, a pandemia deixa o legado da digitalização do setor. Ferramentas como tour 360 graus, projeções com realidade aumentada, assinatura digital, financiamento 100% online e outros facilitaram os negócios e levaram o cliente como protagonista da operação. Agora, eles procuram a imobiliária já sabendo exatamente o que querem.
O relatório da Mastercard também destaca as plataformas que oferecem a simulação e aprovação de crédito em poucas horas, com análise documental em menos de 24h e o repasse feito em até 30 dias. Isso seria impossível nos processos totalmente analógicos. A Prognum Informática, por exemplo, dispõe de um simulador de crédito imobiliário que é acessado online e permite ao pretendente simular o financiamento da casa própria em poucos cliques do mouse.
O relatório conclui que a digitalização do setor imobiliário permite um maior volume de imóveis comprados e construídos com o financiamento digital e essa é a tendência no Brasil. Os consumidores percebem a facilidade e a rapidez do processo virtual, o que traz benefícios para toda a cadeira da construção e venda de imóveis.
Publicado em 02/01/2022