A era da concentração do mercado imobiliário nas mãos de 5 bancos acabou. É o que afirma o Presidente da Prognum Informática, Vinícius Vieira, em um artigo redigido por ele e publicado no LinkedIn, onde relata e explica como “esta mudança estrutural profunda e duradoura já está acontecendo”.
Segundo Vinícius Vieira, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Bradesco, o Santander e o Banco do Brasil sempre detiveram 97% da carteira de crédito imobiliário do país, “mas esta era está chegando ao fim, e a mudança será rápida”. Para ele, “um movimento de redirecionamento da origem dos recursos para o mercado de capitais está acontecendo, a passos largos, e esta nova forma de captação, baseada em LCI, CRI, LIG e FII, em pouco tempo suplantará o crédito imobiliário oriundo da poupança, mudando radicalmente o setor, direcionando os holofotes para securitizadoras, agentes fiduciários, fintechs, investidores e cooperativas, antes meros coadjuvantes, que assumem cada um o seu protagonismo nessa mudança de era”.
O Presidente da Prognum Informática lista fatos e números que corroboram a transformação radical pela qual passa o segmento, e garante: “nem é necessário muito conhecimento técnico para entender que em pouco tempo o cenário do crédito imobiliário no Brasil vai mudar radicalmente”. E finaliza: “com o fim do domínio dos cinco grandes bancos se aproximando; nova regulamentação; novos players; e novas fontes de recursos; o crédito imobiliário do Brasil crescerá como nunca. Ganham as instituições financeiras, os tomadores, o mercado e o país”!
Quer ler o artigo na íntegra? Então acesse https://bit.ly/Prognews