Representantes da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC Habitação) se reuniram com a Caixa, na Diretoria Executiva de Fundos de Governo (DEFUS), localizada no Edifício-Sede do banco, no início de fevereiro, para discutir a operação do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS). A entidade apresentou uma proposta inovadora para o tratamento em bloco de recursos administrativos, com o objetivo de reverter negativas de cobertura pelo FCVS. A proposta se baseia em méritos já pacificados por resolução do Conselho Curador do FCVS (CCFCVS) ou respaldados por normas do extinto Banco Nacional de Habitação (BNH).
Segundo o Consultor da associação, Anacleto Sousa, as Companhias de Habitação (COHABs) construíram centenas de conjuntos habitacionais no Brasil, financiados por empréstimos do extinto BNH e garantidos por recursos do FGTS entre as décadas de 1960 e 1990, e tais financiamentos contavam com a cobertura do FCVS, conforme os planos de comercialização aprovados pelo BNH, que era a instituição responsável pela política habitacional do país naquela época. Por conta da padronização das unidades habitacionais e das condições de financiamento para a população de baixa renda, a ABC Habitação sugere a implementação de um protocolo de tratamento em bloco, a ser desenvolvido em um projeto-piloto. “Essa abordagem considera a uniformidade dos empreendimentos habitacionais e a autorização prévia do BNH”, explicou Anacleto.
O Secretário-Executivo da ABC, Nelson Szwec, disse que proposta apresentada foi bem recebida e que está alinhada com as ações em andamento na Caixa Administradora do FCVS. “As representantes da Caixa também incentivaram a apresentação de novas propostas pela ABC Habitação e a promoção de ações que estimulem os associados a acelerar o processo de novação das dívidas do FCVS”, garantiu ele.
Além de Szwec e Sousa, representando a ABC Habitação, participaram da reunião a Diretora Executiva em exercício da DEFUS, Danielle Mendonça de Sousa dos Reis, e a Gerente Nacional do FCVS, Gabriela Castro Pedrosa.