A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgou um estudo sobre a evolução do VGV (Volume Geral de Vendas) nas principais capitais nordestinas, onde comparou os números registrados no primeiro semestre de 2023, comparados ao contabilizado no mesmo período do ano passado. Foram avaliadas as performances do setor em Fortaleza, Salvador e Recife.
Fortaleza deixou Salvador para trás na lista de municípios brasileiros com maiores populações, e, hoje, é a capital nordestina mais populosa do país, com 2.428.678 habitantes. Salvador (BA) tem 2.418.005 habitantes e Recife (PE), 1.488.920 habitantes. “A capital do Ceará teve alta substancial de 109% no VGV de vendas. Foram R$ 2,15 bilhões no 1º semestre desse ano, contra R$ 1,09 bilhão no mesmo período de 2022. O VGV de lançamentos apresentou uma ligeira queda de 7%: R$ 1,46 bilhão nos 6 primeiros meses desse ano, ante R$ 1,57 bilhão em 2022. Sobre o padrão dos lançamentos em Fortaleza no 1º semestre de 2023, o Econômico liderou com 30,26%, seguido por Luxo (27,7%); Especial (25,4%); Standard (12,86%) e Alto (3,77%)”, informa o estudo da Abrainc.
“A capital baiana apresentou um expressivo crescimento de 107% no VGV de vendas, e alta de 81% no VGV de lançamentos no 1º semestre de 2023. O VGV de vendas em Salvador nos 6 primeiros meses desse ano atingiu o montante de R$ 1,79 bilhão, ante R$ 868 milhões em 2022. Já o VGV de lançamentos foi de R$ 1,96 bilhão. Nos primeiros 6 meses do ano passado, o total foi de R$ 1,08 bilhão. Em relação ao padrão dos lançamentos imobiliários, a maior fatia foi no padrão Luxo (29,7%); seguido por Standard (21,43%); Médio (20,9%); Especial (10,64%); Alto (6,1%); Super Luxo (5,97%) e Econômico (5,26%)”, relata o estudo sobre Salvador.
Já em relação a Recife, o estudo indica que “a capital de Pernambuco, terceira maior cidade do Nordeste, apresentou ligeira queda de 5% no VGV de lançamentos, e redução de 28% no VGV de vendas. O VGV de lançamentos no 1º semestre de 2023 foi de R$ 776 milhões, ante R$ 817 milhões no mesmo período de 2022. Já o VGV de vendas foi de R$ 749 milhões nesse ano, e de R$ 1,04 bilhão em 2022. Sobre o padrão dos lançamentos, a categoria Especial liderou com (31,39%); seguido por Luxo (15%); Standard (14,02%); Econômico (12,25%); Super Luxo (10,12%); Alto (10,11%) e Médio (7,11%)”.