A Agência Goiana de Habitação abriu, no início de abril, as inscrições para o programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social para os municípios de Hidrolândia e Abadia de Goiás. Segundo a Agehab, inicialmente serão 150 beneficiados em Hidrolândia e 200 em Abadia de Goiás. Até o momento, 43 municípios são contemplados pelo programa.
De acordo com o Presidente da agência, Pedro Sales, o programa é o exemplo de como o Governo de Goiás investiu fortemente na área social para atender especialmente a parcela da população que mais sofre com as consequências das crises sanitária e econômica dos últimos dois anos, “Somando-se a outros projetos do Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais, o programa de auxílio habitacional visa olhar justamente para quem mais está precisando neste momento”, pontuou ele.
O Aluguel Social já contabiliza, em pouco mais de quatro meses, 12 mil famílias convocadas para buscarem seus cartões e darem início ao processo de recebimento dos recursos. Segundo Sales, o objetivo é beneficiar pelo menos 30 mil famílias goianas. Ele destacou que os recursos são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege) e o programa garante segurança habitacional em alcance imediato às famílias em situação de superendividamento familiar e que ainda não têm moradia própria.
O benefício é concedido por 18 meses e também atua no estímulo ao autossustento e à recolocação no mercado de trabalho. “O Estado precisa olhar para quem mais precisa, estruturar e manter programas de suporte para que a retomada seja da melhor maneira possível”, ponderou Sales. Para ser beneficiada, a família precisa estar com o CadÚnico atualizado, morar há pelo menos três anos na cidade e estar em vulnerabilidade social. Bolsistas do Probem e estudantes da UEG também podem reivindicar o Aluguel Social.
Publicado em 02/05/2022