Notícias

Banco Central firma Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar o Cadastro Positivo

Objetivo é refinar modelos de avaliação de risco, colaborando com o processo de concessão de empréstimos e redução dos spreads

O Banco Central anunciou que firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para troca de informações com as empresas Gestoras de Banco de Dados (GBDs) Boa Vista Serviços S.A., Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, (CNDL – SPC Brasil), Gestora de Inteligência de Crédito S.A. (Quod), Serasa S.A. e TransUnion Brasil Sistemas em Informática Ltda. O objetivo, diz o BC, é impulsionar a inclusão de informações ao Cadastro Positivo para estimular operações de crédito em condições mais vantajosas, turbinando o mercado.

De acordo com o BC, todos os meses os dados dos contratos de crédito provenientes do Sistema de Informações de Créditos (SCR) com as GBDs que firmarem o convênio serão compartilhados, entre os quais data do início de relacionamento com as instituições financeiras, modalidade da operação, número de prestações, saldo devedor e garantias oferecidas. Já as gestoras de bancos de dados fornecerão ao Banco Central informações mensais sobre os pagamentos em dia de serviços como água, luz e telefone, além do score dos clientes registrados em seus bancos de dados a cada três meses.

Espera-se que este compartilhamento de informações contribua com 20 milhões de novos registros de pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Positivo, além de complementar informações para outros 120 milhões de registros. O Banco Central acredita que informações mais abrangentes sobre operações de crédito possibilitarão o refinamento dos modelos de avaliação de risco, resultando em notas de crédito mais precisas, e isso colaborará com o processo de concessão de empréstimos e redução dos spreads.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano