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Band UOL aponta as tendências para as imobiliárias em 2025

“As tendências para imobiliárias em 2025 não são apenas previsões — são direções claras para onde o mercado está caminhando”, garante o portal

O portal Band UOL publicou, no início de dezembro, um artigo intitulado “Tendências para Imobiliárias em 2025: O Futuro do Mercado Imobiliário”, prevendo que no novo ano as imobiliárias viverão “transformações profundas”. “O setor imobiliário tem abraçado a digitalização como nunca antes. A introdução de ferramentas tecnológicas não apenas agiliza processos, mas também transforma a maneira como os imóveis são comprados, vendidos e administrados”, garante o portal.

De acordo com o artigo, a ideia de um corretor atravessando o corredor de sua imobiliária carregando pastas de documentos para realizar uma venda já é coisa do passado. Hoje, muitas imobiliárias já lançam mão de um aplicativo para acessar contratos digitalizados, para listar imóveis, calcular financiamentos em tempo real e a própria compra e venda de um imóvel é toda digitalizada. Na prática, uma pessoa pode comprar o imóvel de seus sonhos sem pôr os pés para fora de sua casa – a casa antiga, claro.

“As imobiliárias que resistirem à digitalização correm o risco de ficarem obsoletas, enquanto aquelas que investirem em tecnologia terão acesso a um mercado mais dinâmico e global”, sentencia o artigo. Conheça, agora, as inovações que o portal Band UOL aponta para o mercado imobiliário em 2025:

1. Construções Verdes e a Pressão por Sustentabilidade: a construção sustentável é a bola da vez, e torna-se um diferencial na hora da venda de um imóvel. Painéis solares, sistemas de reaproveitamento de água e práticas de construção sustentável farão toda a diferença em 2025. “Para imobiliárias, oferecer imóveis verdes não é apenas atender uma demanda — é liderar a transformação do mercado”, garante o portal.

2. Inteligência Artificial e Big Data: O Futuro da Personalização: o uso de recursos de Big Data e de Inteligência Artificial (IA) permitem que a imobiliária ofereça ao cliente exatamente o que ele procura, antes mesmo do corretor falar com ele. “Ao buscar um imóvel, o cliente pode receber sugestões baseadas em sua localização preferida, orçamento e até estilo arquitetônico. A IA também automatiza tarefas repetitivas, liberando tempo para que os corretores se concentrem em oferecer um atendimento mais humano e atencioso”.

3. Sistemas Integrados — O Pilar da Eficiência em 2025: novos sistemas são capazes de gerenciar todo o ciclo de vida de um imóvel, da captação a assinatura do contrato. Todos os dados ficam organizados e acessíveis a um clique do mouse. “Um sistema para imobiliária eficiente permite que as empresas se concentrem no que realmente importa: atender melhor seus clientes e fechar mais negócios. Em 2025, essa será uma das ferramentas indispensáveis para imobiliárias que buscam liderar o mercado”, prevê a Band UOL.

4. Clientes no Centro – Transformando Experiências: o cliente exige um atendimento proativo, individualizado, com respostas rápidas e focado nos seus interesses. “As tecnologias, como sistemas de CRM e chatbots, ajudarão a alcançar esse nível de personalização, mas o verdadeiro diferencial será a capacidade de unir tecnologia e empatia para atender cada cliente de forma única”, garante o artigo.

5. Visitas Imersivas com Realidade Aumentada e Virtual: a realidade virtual e aumentada revolucionará a forma como os imóveis serão apresentados ao cliente. “Em 2025, espera-se que essa tecnologia seja amplamente utilizada, reduzindo o tempo e os custos envolvidos nas visitas físicas, enquanto aumenta o engajamento dos potenciais compradores”, espera a Band UOL, pontuando que a utilização de óculos de realidade virtual será cada vez maior, permitindo ao cliente caminhar por um apartamento amplamente decorado sem levantar da cadeira.

6. Marketing Digital – Dominando a Presença Online: o marketing digital será fortemente utilizado pelas imobiliárias, com elaboradas estratégias de SEO, anúncios direcionados, sites direcionados e uso maciço das redes sociais.

7. Imóveis para um Novo Estilo de Vida: segundo o portal, home offices bem projetados, áreas de lazer integradas e proximidade com serviços essenciais serão os principais critérios para a escolha do imóvel dos sonhos.

O artigo sugere, também, como as imobiliárias devem se preparar para tanta inovação. “Embora as oportunidades sejam abundantes, o setor enfrentará desafios significativos. Regulamentações mais rígidas, a necessidade de integrar novas tecnologias e a crescente expectativa dos clientes por experiências impecáveis são apenas algumas das barreiras a serem superadas. A chave será a adaptação rápida e a busca contínua por inovação. Para não apenas sobreviver, mas prosperar em 2025, as imobiliárias devem adotar uma abordagem proativa”, garante o portal.

As estratégias apontadas como essenciais são:

• Ação de tecnologia de ponta;

• Foco na sustentabilidade;

• Investimentos no cliente;

• Presença digital.

“As tendências para imobiliárias em 2025 não são apenas previsões — são direções claras para onde o mercado está caminhando. Empresas que adotarem essas mudanças cedo estarão mais preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro reserva. Portanto, esteja pronto para inovar, investir em tecnologia e colocar o cliente no centro de suas operações. Afinal, o futuro do mercado imobiliário já começou”, finaliza o portal Band UOL.

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