O Bradesco anunciou ser o primeiro banco a oferecer processo de financiamento imobiliário totalmente digital. Desde o dia 17 de março, o banco disponibiliza o serviço de assinatura e registro da transferência de titularidade do imóvel de forma digital para os contratos de crédito imobiliário. Os clientes que assim desejarem, podem desde então assinar o contrato de financiamento imobiliário e transferir o imóvel negociado para o seu nome digitalmente, sem sair de casa.
Segundo o Bradesco, este era o último passo para que todo o processo de contratação do financiamento da casa própria acontecesse de forma totalmente digital. Para assinar o documento de financiamento imobiliário digitalmente, o cliente precisa baixar um aplicativo específico para tal. O Bradesco esclarece que é preciso que o cartório escolhido pelo cliente esteja integrado à plataforma de registro eletrônico que estará interligando os cartórios do país para que seja possível a conclusão e validade da assinatura digital. O recolhimento do ITBI e o pagamento do registro ao cartório também pode ser feito pelo mesmo aplicativo.
O banco anunciou que a novidade está disponível, neste momento, apenas para clientes da capital paulista. Até o final de abril, também será possível fazer o financiamento digital em todo o Estado de São Paulo. A partir de maio, a novidade será lançada nos demais estados. O Diretor Executivo do Bradesco, José Ramos Rocha Neto, garantiu, em comunicado oficial, que em São Paulo, hoje, o prazo médio entre a assinatura do contrato, a realização do registro de transferência do imóvel no cartório e o pagamento ao vendedor é de 28 dias. Com a assinatura digital, esse prazo pode cair em até 65%.
Publicado em 01/04/2022