Notícias

CBIC: “o setor está pronto para alcançar a meta de dobrar a participação no Produto Interno Bruto”

Presidente da entidade diz que o setor quer “colocar a construção em sua posição de motor da economia brasileira e, assim, contribuir para o avanço que o país não quer mais esperar”

Na abertura do 98º ENIC Engenharia & Negócios – Encontro Nacional da Indústria da Construção, em 3 de abril, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Presidente da entidade, Renato Correio, garantiu que o setor está pronto para alcançar a meta de dobrar a participação no Produto Interno Bruto (PIB) e “colocar a construção em sua posição de motor da economia brasileira e, assim, contribuir para o avanço que o país não quer mais esperar”.

Coube a Correia apresentar um estudo inédito da entidade sobre o desafio do cenário brasileiro em relação à habitação e à infraestrutura do país. “O estudo reafirma a capacidade de realização e potencial gerador de riquezas do setor. Esse é um desafio que une a todos nós, governo federal, Congresso Nacional e setor produtivo para sanar a necessidade da população. Buscamos um crescimento que se expressará no incremento do PIB, no aumento significativo da arrecadação de impostos, na geração de emprego formal, no aumento da renda, na produtividade, competitividade e aquecimento da indústria como um todo. Um dos paradigmas institucionais da CBIC, comprovado pela trajetória da economia do país, é de que quando a construção vai bem, o Brasil está bem. Esse é um movimento que beneficia toda a sociedade brasileira”, afirmou ele.

 Também presente na abertura do evento, o  Ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a alocação de recursos para habitação em 2023, que resultou no financiamento de mais de 491 mil moradias por meio do FGTS, um aumento de quase de 100 mil em relação ao ano anterior. Jader também falou sobre a entrega de 21.500 unidades do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e a retomada de mais de 22 mil unidades que estavam paralisadas e sobre o lançamento do FGTS Futuro. “Para 2024, a meta é o financiamento de 375 mil novas unidades pelo FGTS, mas asseguro que esse número será superado, ultrapassando as 550 mil novas unidades financiadas. Conto com você para alcançar essa meta”, disse o Ministro.

Por sua vez, o Presidente da Caixa, Carlos Vieira, defendeu a ampliação das fontes de financiamento da casa própria. “O sistema financeiro do Brasil precisa entender a importância da habitação no Brasil. A destinação de recursos para a área de habitação interfere também na área do saneamento, reduz as questões ligadas à insalubridade no país”, garantiu ele.

O Encontro Nacional da Indústria da Construção é realizado anualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), e contou, esse ano, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Mútua, Sebrae Nacional, Housi, Senior, Brain, Tecverde, Softplan, Construcode, TUYA, Mtrix, Brick Up, Informakon, Predialize, ConstructIn, e Pasi.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano