A China inova na construção civil, alcançando resultados inimagináveis com tecnologia e processos diferenciados. De acordo com o portal CPG, o país concluiu em apenas 72 horas a construção de 20 mil casas na África do Sul. Trata-se do megaempreendimento urbano John Dub New City, em Joanesburgo, que receberá cem mil pessoas, a um investimento de US$ 300 milhões.
Você não leu errado e não há erro de revisão: 20 mil casas em apenas três dias. O feito só foi possível porque a China construiu as casas fora do local da obra, em módulos, com componentes pré-fabricados. O pulo do gato para um resultado tão extraordinário foi o uso da impressão 3D, para a produção rápida e precisa de componentes, e um inovador projeto envolvendo robótica.
O megaempreendimento John Dub New City é uma resposta direta do Governo Sul Africano para evitar o agravamento do déficit habitacional em Joanesburgo: em torno de 14% da população não têm moradia digna. Vale pontuar que sistemas de construção rápida, como o adotado pela China, será um dos principais temas do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), promovido pela Associação Brasileira das Cohabs (ABC), que acontecerá em Curitiba (PR), de 4 a 6 de dezembro.