A Companhia de Habitação Popular de Curitiba anunciou que mais 18 famílias que viviam em locais de risco social foram reassentadas no início de outubro. De acordo com a companhia, esta é a primeira etapa de um total de 88 unidades que fazem parte do Moradias Castanheira, destinado a pessoas que estão saindo de casas precárias erguidas em local de risco às margens do Ribeirão dos Padilha, no Pinheirinho.
– É uma grande alegria em meu coração de Prefeito entregar moradia digna para famílias curitibanas. Que os novos lares possam transformar a realidade delas ao aumentar a qualidade de vida – afirmou o Prefeito Rafael Greca.
O empreendimento Moradias Castanheira conta com sistema viário pavimentado, calçadas de concreto, rampas de acessibilidade, galerias de drenagem, redes de água, esgoto e iluminação pública. Foram entregues 12 casas térreas e seis sobrados. O Moradias Castanheira está recebendo moradores das vilas Ulisses Guimarães e Piratini, duas comunidades que enfrentam histórico de alagamentos, pois se formaram em local impróprio para a habitação, dentro da faixa de preservação do Ribeirão dos Padilha.
– Além de garantir a segurança dessas famílias, uma casa nova eleva a autoestima das pessoas, muda a forma de encarar a vida. O sofrimento de viver em local de risco e a informalidade de uma ocupação irregular ficarão somente no passado desses moradores – explicou o Presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto.
Segundo ele, após a entrega das 18 unidades da primeira etapa, outras 16 moradias do conjunto serão finalizadas ainda em 2022. A construção das 54 unidades que encerram a entrega do Moradias Castanheira está em fase de contratação.
Publicado em 01/11/2022