Quando o assunto é comercialização, o setor imobiliário bateu recorde de vendas em 2022, de acordo com dados do painel de indicadores do 4º trimestre de 2022 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). O resultado apurado foi uma taxa de crescimento de 9,2%, mantendo o ritmo de crescimento nos nichos de vendas e entregas.
Para 2023, a entidade espera que este ritmo de crescimento se mantenha em alta. Para isso, se vale de uma pesquisa que indica que ao menos 31% da população brasileira pretende comprar um imóvel este ano. Ou seja, três em dez brasileiros querem realizar o sonho da casa própria ou mudar de endereço.
A digitalização do mercado imobiliário também impulsiona o setor, segundo especialistas. “A tecnologia tem revolucionado o mercado imobiliário nos últimos anos, tornando-o mais eficiente, ágil e moderno. O uso das mais variadas ferramentas tecnológicas, como plataformas digitais, aplicativos, CRM de atendimento, inteligência artificial, integração de soluções que se complementam, entre outras, tem contribuído para a modernização e expansão deste segmento”, disse ao portal Terra o fundador da plataforma ProCorretor, Alex Koeche.
Segundo ele, hoje a compra de um imóvel se inicia na internet, onde o consumidor começa a pesquisar o imóvel de seus sonhos. “Isso mostra o quanto é essencial ter um site otimizado, responsivo e atual para apresentar ao seu cliente exatamente o que ele está buscando e fornecer informações com antecedência, sendo fundamental para conseguir ser mais assertivo e já criar uma conexão com quem está pesquisando”, explica, pontuando que o processo de compra, hoje, pode ser absolutamente online, incluindo questões cartoriais.