Com números cada vez maiores no país, os divórcios estão provocando uma inovação no mercado imobiliário. De olho neste público específico, a construtora catarinense Procave está oferecendo conveniência, segurança e inovação ao instituir o “test home”: o modelo permite que o comprador viva a experiência de morar no imóvel antes de decidir pela compra.
A novidade está sendo oferecida em Itajaí, município com o maior PIB de Santa Catarina e uma das cinco com as maiores valorizações imobiliárias do país, segundo o FipeZAP. Lá, no empreendimento Space Soul, os apartamentos podem ser alugados por dois anos, e se o morador decidir comprá-lo poderá converter parte do valor já pago em crédito. De acordo com a Procave, se a decisão pela compra acontecer em até um ano, até 75% do que foi pago com aluguel será abatido. Após um ano, o desconto será de 50% do aluguel.
“A jornada de um recém-divorciado é marcada por decisões complexas. O modelo oferece uma pausa estratégica: morar, testar, reorganizar a vida e decidir com segurança. Oferecer imóveis prontos e mobiliados é dar ao cliente o conforto de uma transação sem riscos e sem surpresas”, explica o Diretor Comercial da construtora, Clovis de Albuquerque. Segundo ele, o “test home” é um reflexo das novas dinâmicas sociais e emocionais do país, que atende aquele que precisa de ajuda para reorganizar sua vida em um momento conturbado.
A solução na verdade já existe, no chamado contrato de aluguel com opção de compra. Mas a forma como a construtora a explora é decerto uma novidade, oferecendo-a a uma pessoa que precisa resolver rapidamente onde vai morar. Segundo o IBGE, o Brasil teve 440.827 divórcios em 2023, um crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior.