Uma pesquisa do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), com foco nas regiões Norte e Nordeste do país, indica que as cooperativas de crédito pretendem abrir, ao longo de 2022, em torno de 1.300 agências. Isso deve significar a abertura de 13 mil postos de trabalho.
A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela união de pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados e, ao contrário do sistema financeiro tradicional, que vem promovendo o fechamento em massa de agências, a proximidade física com o cliente faz parte do negócio cooperativista. É o que indica a pesquisa.
O sistema financeiro acelerou a redução das agências principalmente após a digitalização dos serviços bancários e de pagamentos ocorrida nos últimos anos e reforçada durante a pandemia do novo coronavírus. No cooperativismo, ao contrário, o associado é ao mesmo tempo dono e usuário da instituição.
– Ainda existe muita demanda por dependências físicas, temos muitos municípios desassistidos no país, principalmente no Norte e no Nordeste. Há carência de instituições financeiras nessas regiões – explicou o Presidente do FGCoop, João Carlos Spenthof.
No momento, segundo a pesquisa, as cooperativas atendem no Norte e Nordeste cerca de 600 municípios sem presença de banco tradicional. Ao todo, o setor conta com 7,5 mil agências e emprega 71,7 mil pessoas. Segundo o Banco Central, o setor é formado 863 cooperativas de crédito em todo o país e por 11,9 milhões de associados. As projeções foram baseadas em informações coletadas em diferentes sistemas cooperativos —como Sicredi, Sicoob, Unicred, Cressol, Ailos e Uniprime— e das principais cooperativas singulares (que estão fora dos sistemas) e centrais independentes.
Spenthof informou que a projeção da FGCoop é que o setor cresça além de 30% em 2022, na carteira de crédito e no número de contas de depósitos. Em 2020, a carteira de crédito do setor cresceu 35% (em relação a 2019) e alcançou R$ 231,2 bilhões, o equivalente a 5,1% do total do sistema financeiro.
Publicado em 02/01/2022