Na cidade de Florianópolis a venda de unidades imobiliárias no primeiro semestre do ano foi maior do que o número de lançamentos ali realizados. A informação é do Sinduscon Grande Florianópolis, o sindicato da construção civil: no primeiro trimestre deste ano, foram lançados apenas oito empreendimentos, enquanto que no segundo trimestre foram 14 lançamentos. No ano passado foram 19 e 19 lançamentos, respectivamente.
No segundo trimestre deste ano, foram lançadas 1.248 unidades, enquanto 1.482 foram comercializadas, promovendo uma pequena queda no estoque de unidades. Especialistas dizem que a diminuição do volume de lançamentos imobiliários e uma demanda comercial ativa podem promover um déficit imobiliário na cidade.
Segundo Marco Aurélio Alberton, Presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, um dos motivos de entrave para novos empreendimentos é a demora na aprovação dos projetos por conta de muita burocracia. “Ao longo deste ano já participamos de algumas reuniões, a fim de buscar mais segurança jurídica a todos. Nosso objetivo é estimular o setor legal da indústria da construção, bem como o incentivo para habitações de interesse social, fundamentais para evitar e desestimular as invasões e construções ilegais”, afirmou Alberton.
Publicado em 02/11/2021