A incorporadora Gafisa anunciou ter registrado um prejuízo líquido de R$ 34 milhões no primeiro trimestre do ano, diante de um lucro de R$ 115 mil no mesmo período do ano anterior, e um aumento de 823% sobre o prejuízo reportado no quarto trimestre de 2022. De acordo com o Diretor Financeiro da companhia, Edmar Prado Lopes Neto, o custo financeiro é o grande vilão do resultado.
De acordo com a Gafisa, a Ebitda (o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 34,6 milhões negativos (no ano anterior, o resultado foi positivo, de R$ 18,4 milhões. O Ebitda ajustado terminou março em R$ 36,8 milhões, queda anual de 38,5%. A margem Ebitda ajustada foi de 12,6%, recuo de 18,1 pontos percentuais no mesmo intervalo. A receita líquida cresceu 49,8%, se comparada ao primeiro trimestre do ano passado, chegando a R$ 292,5 milhões.
A margem bruta da incorporadora foi de 10,3%, o que significou uma queda de 4,6 pontos percentuais em um ano, mas melhora de 7,8 pontos sobre o quarto trimestre de 2022. Por sua vez, a margem bruta ajustada alcançou 27,1%, uma queda de 1,7 ponto percentual em um ano e uma alta de 8,3 pontos percentuais sobre o último trimestre.
Segundo Lopes Neto, é positiva para o futuro a empresa a receita a apropriar, que ficou em R$ 663,7 milhões no primeiro trimestre, uma alta anual de 122,6%, e a margem a apropriar (REF), de 32,6%, que o executivo classificou como “saudável”. O indicador teve um recuo de 6,7 pontos percentuais sobre o início de 2022. A companhia não fez lançamentos no primeiro trimestre de 2023. Entre janeiro e março de 2022, foram lançados R$ 54,9 milhões em valor geral de venda (VGV) e as vendas líquidas cresceram 23,5% em um ano, para R$ 288,3 milhões.
Vice-Presidente de Negócios da Gafisa, Luiz Fernando Ortiz garantiu que a incorporadora vai manter o foco na venda de estoque neste segundo semestre. Lançamentos, disse ele, só no segundo semestre e, ainda assim, “vai depender do ambiente econômico e de cada projeto especificamente”. O estoque da empresa caiu 14% nesse intervalo, avaliado em R$ 2,2 bilhões. Desse total, 68% está em São Paulo, 29% no Rio e 3% em outros mercados. A Gafisa mantém, atualmente, 23 canteiros ativos, dos quais 13 em São Paulo e dez no Rio de Janeiro.