O Governo de Goiás anunciou que atenderá 4.550 famílias em situação de vulnerabilidade e, para isso, ao longo de agosto solicitou que a Agência Goiana de Habitação (Agehab) realizasse o cadastramento nos municípios de Amaralina, Monte Alegre, Matrinchã, Morro Agudo, Nova América Edéia e Cavalcante. Serão investidos R$ 90 milhões em obras e R$ 6,1 milhões em preparação de projetos, com recursos do Protege.
O município de Americano do Brasil recebeu o projeto-piloto, no primeiro semestre do ano, e 30 famílias já receberam suas moradias reformadas e outras 64 têm seus imóveis em processo de finalização, somando 94 moradias atendidas. A Agehab ficou responsável pelo cadastramento, além de contratar as empresas que farão os projetos e a execução das obras de reforma.
“Vamos levar adiante o projeto de reformas das casas das pessoas mais carentes. Esse projeto-piloto nos ajudou a ir ajustando o trabalho, que agora segue para os demais municípios”, disse o Presidente da Agehab, Lucas Fernandes. “Estamos com o edital de credenciamento de escritórios de arquitetos e engenheiros para somar com a gente nesse projeto. A Agehab contrata arquitetos e engenheiros, via escritórios, para que eles façam esses projetos de reforma e a gente possa levar o mais rapidamente possível esse benefício às famílias que tanto precisam de mais dignidade em relação a sua habitação”, acrescentou o executivo.
Segundo a Agehab, com s reformas serão atendidas famílias de baixa renda que já possuem imóveis, mas que não têm condições de habitação e nem de arcar com custos para melhorá-los. A documentação para fins de habilitação começa a ser examinada pelos membros da Comissão Especial para Chamamento Público a partir do recebimento, de acordo com a data e a hora de envio da documentação pelo e-mail do departamento de Protocolo da Agehab. As empresas selecionadas serão distribuídas conforme a capacidade de atendimento. O chamamento dos interessados em assumir os contratos, após habilitados pela Agehab, será realizado por meio de sorteios, em datas e horários a serem divulgados, organizados pela Comissão Permanente de Licitação da Agência.
Publicado em 01/09/2021