O Governo de Goiás está concedendo, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), subsídio para a compra da casa própria, que pode chegar a R$ 42 mil. O benefício é concedido para famílias com renda de até três salários-mínimos, que não têm moradia própria e nunca foram beneficiadas em programas habitacionais, com no mínimo dois integrantes no núcleo familiar e cadastro de financiamento aprovado pela Caixa. Os recursos são do Programa Pra Ter Onde Morar, na modalidade Crédito Parceria.
– Para ter acesso ao benefício, o interessado deve entrar em contato direto com uma das construtoras parceiras da Agehab, fazer a simulação do financiamento e ver se atende aos requisitos da lei. São famílias que têm condições de pagar um financiamento, desde que subsidiado. O valor pode ser usado na entrada ou na redução das parcelas, viabilizando o negócio para o trabalhador que tem dificuldade para juntar o dinheiro da entrada, por exemplo – afirmou o Presidente da Agência, Pedro Sales.
Segundo a Agehab, o subsídio estadual concedido na forma de crédito outorgado de ICMS é o Crédito Parceria, sendo transferido para a construtora do empreendimento, para ser permutado por materiais de construção, para benefício do mutuário. A Agência informa que os objetivos do subsídio são auxiliar o acesso ao financiamento da moradia própria, ampliando a capacidade de pagamento do beneficiário; promover redução no valor do financiamento do beneficiário; promover a quitação de parte do valor de compra da unidade habitacional e viabilizar ao beneficiário a aquisição de sua casa própria. O valor subsidiado pode ser somado aos recursos do Programa Casa Verde e Amarela.
Publicado em 01/12/2022