No início de agosto o Itaú anunciou uma redução nas taxas de financiamento imobiliário na modalidade com juros da poupança e uma alta na modalidade tradicional de crédito imobiliário, ambas válidas desde 5 de agosto. O crédito imobiliário com juros da poupança caiu para 3,45% do ano mais o rendimento da poupança, que atualmente é de 70% do valor da Selic mais a variação da Taxa Referencial (TR). Antes, a taxa era de 3,95% mais o rendimento da caderneta. Com a mudança, o total hoje fica em 6,43% ao ano. Enquanto isso, a modalidade crédito imobiliário tradicional subiu para 7,30% ao ano mais TR para clientes Private e Personalitté, e para 7,80% ao ano para clientes Agências e Uniclass. A taxa anterior iniciava em 6,9% ao ano, com atualização do saldo devedor pela TR. Atualmente, a TR está zerada.
“O Itaú Unibanco realizará, a partir de 5 de agosto, duas mudanças em suas taxas para novos contratos de crédito imobiliário. A primeira delas é uma redução na taxa fixa do Crédito Imobiliário com Juros da Poupança, que sairá de 3,95% ao ano para 3,45% ao ano, valor que é somado ao índice de rendimento da poupança, que varia de acordo com a Selic. Nesta modalidade, é uma das mais competitivas do mercado. Além disso, o banco também fará um ajuste na taxa do Crédito Imobiliário Tradicional, que deixará de ser a partir de 6,9% ao ano + TR e será a partir de 7,3% ao ano + TR para novas contratações. O banco reforça que os contratos vigentes não sofrerão alterações”, afirmou o Itaú Unibanco em comunicado enviado ao portal InfoMoney.
O Bradesco e o Santander já haviam anunciado uma alta em suas taxas de financiamento imobiliário. O Santander passou a taxa de 6,99% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), que está zerada atualmente, para 7,99% a.a.. Por sua vez, o Bradesco aumentou sua taxa de juros na modalidade atrelada à TR, com um aumento de 0,2 ponto percentual em todas as categorias de clientes. Os juros começam, agora, em 7,3% a.a. para clientes com menos relacionamento com o banco (categoria Classic), ante 6,9% a.a.. Clientes Prime têm juros que partem de 6,9% e clientes Exclusive têm juros de 7,1% a.a.
Publicado em 01/09/2021