Um token atrelado ao mercado imobiliário é realidade no Brasil. Maior plataforma de ativos digitais da América Latina, o MB (Mercado Bitcoin) anunciou e já comercializa, desde 27 de junho, o Ribus (RIB), a primeira oferta da modalidade contemplada no seu portfólio especializado em registros de blockchain e tokenização de ativos reais.
O Ribus foi criado em 2021, segundo a MB com o objetivo de fornecer acesso a serviços e produtos da área habitacional dentro do ecossistema de tecnologia blockchain. “O token funciona como um passaporte de acesso a essa rede de tecnologia, possibilitando transações mais rápidas, desburocratizadas e com tickets dos mais diversos valores do setor imobiliário”, disse ao UOL Lucas Pinsdorf, responsável por Desenvolvimento de Novos Negócios no MB.
Pinsdorf ressaltou que a MB consultou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para afastar a possibilidade do token criado se caracterizar como um valor mobiliário. Ele garante que o Ribus funciona como um marketplace imobiliário, com oferecimento de imóveis a serviços de construção e arquitetura. “Com a Ribus, é possível comprar uma casa e até contratar um engenheiro ou arquiteto na nova economia digital. A dinâmica envolve até 20% do valor do imóvel ou serviço pago em Ribus e o restante em reais. Dessa forma, teremos vários lançamentos conjuntos de empreendimentos dentro do ecossistema”, explicou Marcelo Magalhães, CEO da empresa Ribus, responsável pelo token de mesmo nome.
Magalhães indica a aplicação para investidores que querem diversificar suas aplicações no setor imobiliário. “É importante ter em mente que no setor imobiliário todo o processo de concepção de um projeto até sua concretização leva, em média, 30 meses”, ressalta o executivo. Para investir no Ribus, é preciso ter uma conta ativa no MB. A partir daí, o investidor terá acesso, segundo a plataforma, a empresas consolidadas, que já entregaram mais de quatro milhões de m² em incorporações, construção e vendas, como Braemp e Agrega Terrenos.
“É muito importante essa listagem da Ribus no Mercado Bitcoin, essa união dos projetos, porque a Ribus é o maior projeto de tokenização para o setor imobiliário do Brasil e o Mercado Bitcoin é a maior corretora da América Latina. Então, realmente são grandes potências se juntando. A Ribus pode ser o primeiro token de muitas pessoas do Brasil e fora dele, porque ela traz esse apelo ao setor imobiliário e vai estar exposta na melhor vitrine da América Latina, que é o Mercado Bitcoin, alcançado um público de massa que é o foco da Ribus”, finaliza Daniel Carius, CVO e fundador da empresa Ribus, apontando as três vantagens do primeiro token atrelado ao mercado imobiliário: perspectiva de crescimento e valorização no longo prazo; escassez baseada em recompra e queima dos tokens e diversificação da carteira em setor sólido da economia.