Notícias

Mercado imobiliário espera ansioso pela retomada do programa Minha Casa, Minha Vida

Especialistas pontuam que a habitação foi um dos pilares dos dois governos de Lula

O mercado imobiliário aguarda ansioso pelo impacto que a política de juros do futuro governo Lula terá sobre os programas habitacionais populares. Especialistas lembram que em seus dois governos, Luiz Inácio Lula da Silva definiu a habitação como um dos pilares de suas gestões e a criação do programa Minha Casa, Minha Vida, em 2009, foi um marco.

A desaceleração da economia da China, a guerra na Ucrânia, a alta inflacionária mundo à fora e o aumento dos juros nos Estados Unidos indicam um cenário de esfriamento do mercado imobiliário nos próximos anos. Espera-se por um ano de recessão global, mas a diminuição da Selic, prometida por Lula, pode contribuir positivamente para o setor.

O setor se animou com a promessa de Lula de investir novamente no programa Minha Casa, Minha Vida, responsável por cerca de 5,5 milhões de unidades habitacionais contratadas e mais de 4 milhões entregues até 2019. Rebatizado como Casa Verde e Amarela, o programa perdeu fôlego na gestão de Jair Bolsonaro.

– Não podemos aceitar como normal que famílias inteiras sejam obrigadas a dormir nas ruas, expostas ao frio, à chuva e à violência. Por isso, vamos retomar o Minha Casa, Minha Vida, com prioridade para as famílias de baixa renda, e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza. O programa é muito relevante para o setor, que está carente e deve oferecer mais recursos para as pessoas que precisam. Ver revoluções acontecendo nos programas de habitação social é um divisor de águas. O segmento da construção civil é importante para a geração de empregos e de impostos. Nos próximos anos temos um déficit para cobrir e aumentar o volume de obras vai ajudar– disse Luiz Antonio França, CEO da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliária (Abrainc).

França lembra que durante a campanha presidencial, a entidade que preside encaminhou a todos os candidatos a Presidente uma lista de propostas relacionadas à habitação e, agora, se prepara para cobrá-la de Lula.

– Assim que os executivos das pastas forem nomeados vamos trazer um pouco das ideias que apresentamos para o plano de governo – garante ele.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano