Novas tecnologias de ponta estão promovendo uma verdadeira revolução no mercado de trabalho e transformando rotinas profissionais em todos os segmentos. A digitalização de processos é hoje uma realidade, que traz produtividade e inovação. O portal Terra listou cinco tendências inovadores que estão mudando a realidade do setor imobiliário, gerando redução de custos, facilitando demandas e encurtando distâncias.
A primeira delas é o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer), lançado no final do ano passado. Trata-se de um chatbot autônomo que vez causando assombro pela facilidade e rapidez na compilação de informações. Ao responder sobre qualquer assunto, o ChatGPT produz textos, legendas, palavras-chave e conteúdo para as redes sociais das imobiliárias, incorporadoras e construtoras. Já a tokenização facilita diretamente as demandas burocráticas, até aqui demoradas e caras. “Essa tendência pode auxiliar os corretores e corretoras no processo de compra e venda de imóveis, por exemplo, pois é possível salvar todas informações sobre os imóveis tornando tudo mais seguro. Sendo assim, essa segunda tendência promete deixar o mercado imobiliário em geral mais eficiente”, afirma o portal Terra.
A terceira inovação listada é a realidade virtual, que aos poucos está se popularizando no mercado imobiliário. Por meio dela, o cliente pode visitar um imóvel sem sair de casa ou mesmo ver como a unidade ficará após sua forma ou construção. É uma ferramenta de vendas de valor inestimável, apontam as empresas que já a utilizam. A impressão 3D também vem sendo cada vez mais utilizada pelo segmento, na criação, por exemplo, de maquetes de empreendimentos, de uma forma fiel até aqui jamais vista.
Por fim, o portal Terra lista sistemas de automatização. “A automatização de processos pode ser considerado o mais implementado dentre as tendências já citadas acima pelas imobiliárias e negócios em geral, pois em alguns casos o CRM imobiliário já possui um sistema de gestão de aluguéis, por exemplo, que apresenta em sua plataforma essas automatizações. De forma breve, utilizar essa tecnologia proporciona que a equipe de corretores tenha segurança para salvar as informações dos imóveis, organizar demandas, realizar cobranças e repasses de forma automática e assim evitando a realização de processos repetitivos dentro de uma empresa”, garante o portal.