Estudo realizado pelo Grupo OLX com usuários das plataformas ZAP e Viva Real, que analisa o comportamento de compradores e locatários em todas as regiões do Brasil, o Panorama Imobiliário do Mercado Secundário aponta que as mulheres lideram a busca por imóveis na região Sudeste do País. De acordo com o documento, entre os compradores, 53% são mulheres, 51% pertencem à geração X (entre 41 e 60 anos), 66% têm filhos, 60% são casados, e o mesmo percentual possui pets.
Ainda segundo o estudo, as características do imóvel (31%) e a segurança da região (30%) são os principais fatores que influenciam a decisão de compra. Os itens mais desejados da área externa são churrasqueira (34%) e piscina externa (31%).
Quando se fala em locação de imóveis, é ainda maior a participação das mulheres. Elas representam nada menos do que 66% das buscas, ou seja, dois terços. De acordo com o documento do Grupo OLX, entre os participantes da pequisa, 44% pertencem à geração X, 46% são casados, 58% têm filhos e 54% têm animais de estimação. Segurança (27%), proximidade com o trabalho (27%) e características do imóvel (25%) são os fatores mais relevantes, enquanto academia (25%), churrasqueira (23%) e piscina externa (23%) estão entre as opções de lazer mais desejadas.