Pelo terceiro trimestre consecutivo, a pesquisa da Brain Inteligência Estratégica aponta que os brasileiros estão mais inclinados a comprar um imóvel nos próximos dois anos. O instituto ouviu 3.243 brasileiros com renda acima de R$ 2 mil mensais, nos mais diversos municípios brasileiros, e 39% deles querem realizar o sonho da casa própria nos próximos 24 meses.
Essa percentagem é 2% maior do que aquela contabilizada em junho e 6% acima da pesquisa de setembro de 2022. Desde maior de 2021 (quando a intenção atingiu 42%), trata-se da maior percentagem já registrada. Em 2020, 46% dos entrevistados chegaram a apontar o desejo de adquirir um imóvel próprio.
“É um movimento constante, há melhora contínua da economia”, disse Fábio Araújo, CEO da Brain. Segundo ele, 28% dos entrevistados querem comprar um imóvel, mas ainda não começaram a procurá-lo, 7% já realizam buscas na internet e 4% estão fazendo visitas a imobiliárias e plantões de venda.
O Centro-Oeste é a região onde é maior a intenção de compra de um imóvel, com 48%, enquanto o Sudeste ocupa a lanterna da pesquisa, com 34%. “O que está fazendo o país crescer é o agro, e a região é basicamente agro”, explica Araújo. Daqueles que pretendem comprar um imóvel nos próximos dois anos, 10% querem fazê-lo por investimento. O CEO da Brain diz que o último trimestre do ano será mais forte porque “a economia está claramente melhor e a confiança também”.