O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou a construção de 15 mil unidades habitacionais que vão beneficiar diferentes bairros da capital até dezembro de 2024. Serão cinco mil moradias a cada ano da gestão. Segundo a prefeitura, o investimento será de R$ 450 milhões no período de três anos. Na primeira etapa, 256 famílias serão contempladas na região do Conjunto Vera Cruz. A meta é zerar o déficit habitacional no município.
– Este é um compromisso do nosso Plano de Governo que começa a tornar-se realidade com a transformação da vida dessas famílias. Com o programa, vamos garantir o acesso à moradia digna, desenvolvimento econômico, geração de empregos, renda e qualidade de vida para população com 15 mil novas unidades habitacionais na capital – garante o Prefeito.
As famílias beneficiadas precisam ter renda familiar de até quatro salários-mínimos, morar em Goiânia há no mínimo cinco anos e não ter sido contemplado em outros programas habitacionais, sejam eles municipais, estaduais ou federal, para ter acesso ao benefício, limitado a 20% do valor do imóvel. A prefeitura promoverá a hierarquização das famílias a serem atendidas, caso o número de inscritos supere o previsto de unidades a serem pactuadas, priorizando as residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; famílias de que façam parte pessoa com deficiência ou microcefalia, pessoas idosas ou com filhos em idade inferior a 18 anos; e famílias com maior tempo de residência no município.
– Atualmente temos mais de 30 mil pessoas inscritas no programa municipal de habitação de interesse social, entretanto muitos cadastros estão defasados e não sabemos a atual realidade dessas famílias. Nossa ideia é realizar um novo cadastramento das famílias a serem beneficiadas, pois assim poderemos atender de forma mais justa e igualitária àqueles que realmente precisam do benefício – esclareceu o Secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro.
Publicado em 03/03/2022