Notícias

Reforma Tributária: a carga tributária do setor imobiliário poderá passar de uma média de 11% para até 25%

Bruno Perini diz que a Reforma trará “grandes reflexos no preço final das moradias, podendo também desaquecer o setor imobiliário”

Do alto dos cinco bilhões sob sua gestão na Portfel Consultoria e Grão Investimentos,  professor de mais de 40 mil alunos em cursos online e quase 2,9 milhões de seguidores apenas no Instagram, o criador do site de educação financeira Você mais Rico e do curso Viver de Renda, Bruno Perini, utilizou seu perfil nas redes sociais para alertar: pelo texto atual da Reforma Tributária, a carga tributária do setor imobiliário poderá passar de uma média de 11% para até 25% – mais do que o dobro – tornando o sonho da casa própria muito mais caro.

Perini se baseia em um amplo estudo elaborado pelo Secovi-SP, indicando que a carga tributária média atual de um imóvel varia hoje entre 6,4% e 8%, e com a reforma poderá chegar a até 22%, considerando o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS). “O sistema tributário brasileiro atual é confuso, burocrático e repleto de distorções? Com certeza! Há um bom motivo para ele ser considerado o mais complexo do mundo. Portanto, é inegável a necessidade de uma reforma que simplifique esse sistema, adotando as práticas que dão certo no resto do mundo”, reconhece ele.

O consultor defende reformas, mas lamenta que o texto elaborado pelo Governo “inexoravelmente resultará em um aumento de carga tributária”. Perini pontua que um dos setores mais impactados será o imobiliário, atingindo em cheio o sonho da casa própria. “Na proposta da reforma, haveria um escalonamento onde imóveis de até R$ 200 mil pagariam, em média, 8%, mas acima disso já passaria para 14% – um aumento significativo em relação ao valor atual. Lembrando que, no momento da compra e venda do imóvel, ainda incidirá o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), cuja alíquota varia entre 2% e 5%, dependendo da cidade, aumentando a carga tributária total para o consumidor final”, explica o consultor.

Perini receia que o projeto de Reforma Tributária aprovada na Câmara tenha “grandes reflexos no preço final das moradias, podendo também desaquecer o setor imobiliário”.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano