Há 28 anos, em um 15 de abril de 1996, a Prognum dava um importante passo para revolucionar o atendimento a seus clientes com a implantação do SCAt – Sistema de Controle de Atividades, ferramenta de controle de atendimentos. Tratava-se, então, de um software inovador, cujo objetivo era realizar toda a gestão do trabalho da empresa junto aos seus clientes, entre solicitações de implementações, correções, pedidos de ajuste e tudo o mais que se referia aos sistemas contratados. Não havia nada semelhante no mercado.
Com o passar dos anos o SCAt tornou-se uma ferramenta essencial no gerenciamento de demandas de clientes, automatizando e centralizando todo o processo de controle de atividades. Mais do que apenas registrar solicitações, ele acompanha cada etapa da demanda: desde o relato inicial do cliente, passando por uma análise detalhada que define o que será desenvolvido, até a determinação da complexidade e dos pontos de função necessários para a execução. O SCAt vai além, integrando o plano de testes, monitorando as tarefas realizadas por suporte, analistas, desenvolvedores, entre outros, e gerenciando a documentação e o histórico completo de tramitações.
Esse controle rigoroso garante não só a rastreabilidade e eficiência, mas também a conformidade com o que foi solicitado, culminando na liberação e aprovação final pelo cliente. Ao oferecer essa visão detalhada e precisa, o SCAt se torna uma peça-chave para otimizar o fluxo de trabalho e assegurar um atendimento de alta qualidade. Na verdade, além de revolucionar o atendimento ao cliente, trazendo muito mais assertividade, agilidade e produtividade, o SCAt viria a acompanhar um crescimento exponencial da Prognum, já previsto naquela época por seus acionistas. O mercado imobiliário brasileiro despontava com um horizonte promissor e vasto, com perspectivas de crescimento excepcionais. Nesse cenário, o SCCI, principal produto da Prognum, consolidou-se como a mais completa e eficiente ferramenta de gestão de crédito imobiliário, destacando-se como referência no setor.
O hoje Diretor de Sustentação da Prognum, Kleber Pereira, então trabalhando no setor de produção da empresa, foi o responsável pela primeira inserção no SCAt. Ele conta que o sistema fez – e continua fazendo – toda a diferença, principalmente depois que o volume de solicitações passou a crescer exponencialmente, acompanhando o crescimento da Prognum e de seus clientes. Kleber diz que fez questão de, depois de passados tantos anos, ser o autor da inserção número 100 mil, em 5 de junho passado, uma data histórica. O SCAt, hoje, já passa de 102 mil solicitações.
– É uma ferramenta de suma importância para a empresa e seus clientes. Todo o fluxo de trabalho está sendo gerido ali, com um controle absoluto. Na época, fomos pioneiros, e não é exagero dizer que o SCAt revolucionou nosso atendimento. Foi, também, uma ferramenta visionária, porque hoje seria impossível gerir nosso fluxo de atendimento e produção de outra forma senão de forma automatizada. Naquela época, já percebíamos a necessidade de desenvolver uma ferramenta específica para gerenciar nossas solicitações. Foi então que o SCAt se tornou essa solução absolutamente imprescindível, hoje, para esse controle – garante Kleber.