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SCCI 9.46 implementa o cálculo da Taxa Efetiva das Operações de Crédito (TJEO)

“Os clientes da Prognum saíram na frente”, aponta o Head de Produto da companhia

A versão 9.46 do SCCI Corp, disponibilizada aos clientes da Prognum em 7 de agosto, implementou o cálculo da Taxa Efetiva das Operações de Crédito (TJEO), em conformidade com a Resolução BCB nº 309, de 28/03/2023, que regulamentou a metodologia de apuração dessa taxa para operações classificadas na categoria de custo amortizado (conforme definido na Resolução CMN nº 4.966, de 25/11/2021).

A TJEO entra em vigor no primeiro dia de janeiro de 2025, quando as instituições financeiras já deverão estar devidamente prontas para a sua utilização. “O cálculo da TJEO é realmente bem complicado, trazendo preocupação para o setor. O SCCI Corp automatiza essa função e já atendeu a essa implementação. Os clientes da Prognum saíram na frente”, aponta Kleber Pereira, Head de Produto da companhia.

A versão 9.46 traz muitas outras novidades,das quais quatro merecem destaque: para atender a uma demanda do mercado para contratos de empréstimo com garantia imobiliária (Home Equity), implementou-se uma nova funcionalidade que permite iniciar o provisionamento de juros (accrual) somente quando é efetuado o pagamento ao tomador do empréstimo, necessário para evitar a cobrança de juros sobre um valor que não foi liberado.

 “Em um financiamento para a compra de um imóvel, o banco libera o dinheiro ao vendedor somente após o registro no cartório geral de imóveis, e isso leva algum tempo. Assim, o valor a receber é remunerado pelos juros da poupança da assinatura do contrato até o pagamento efetivo ao vendedor. No Home Equity, não há a figura do vendedor. Mas o valor do empréstimo também leva algum tempo para ser liberado. A partir desta versão, o SCCI Corp calcula os juros somente a partir do dinheiro liberado. E se o banco fizer um pagamento parcial, o sistema também considera essa informação e faz os devidos cálculos de juros. O accrual será iniciado a partir do pagamento parcial, porém a primeira prestação só pode ser emitida e cobrada após a liberação do pagamento total do valor financiado”, explica Kleber.

E mais: a nova versão altera o cálculo de juros flutuantes pelo CDI com defasagem de dias informada pelo usuário. “Até essa versão, essa defasagem do CDI era fixada em 30 dias. A partir de agora, o usuário poderá indicar o número de dias desta defasagem. Isso oferece mais flexibilidade no cálculo, a partir do momento que o cliente pode decidir o espacejamento da defasagem”, explica o Head de Produto da Prognum.

Outra novidade muito importante, neste início de agosto, refere-se ao Suporte Online, disponível a clientes no site da Prognum, que foi completamente modernizado, com mudanças gráficas e de organização profundas, incluindo novas funcionalidades. Além disso, a nova aplicação é responsiva, o que significa que funciona em qualquer tela. Os clientes da Prognum poderão, agora, acompanhar, pelo celular, a evolução de uma solicitação, por exemplo, na sala de embarque de um aeroporto, enquanto aguarda seu voo.

Graficamente, as mudanças são profundas. Além de um visual muito mais moderno e bonito, a navegação está mais amigável, exibindo as solicitações em um painel compartimentalizado por cores. A visão gerencial das informações também mudou. “Ficou muito mais fácil acompanhar as solicitações. Agora, apresentamos de uma forma muito clara o que é de nossa responsabilidade e o que é do cliente. Também introduzimos a definição de prioridades, o que torna o acompanhamento muito mais assertivo”, relata Kleber.

Ele explica que o Suporte realiza reuniões regulares com os clientes, para acompanhamento das solicitações. “Sempre utilizamos a aplicação nestas reuniões. Antes, nosso pessoal do Suporte precisava preparar os dados da reunião, definindo prioridades, apontando as responsabilidades do cliente, e isso naturalmente levava um tempo para ser feito. Agora, a própria aplicação apresenta essas informações de uma forma muito clara e objetiva, facilitando muito o acompanhamento dos assuntos por nossa equipe e pelos clientes. Está tudo alinhado ali”, destaca ele.

Em um primeiro momento, a versão piloto do novo SCAt Web só aparece para o suporte da Prognum Informática, mas será utilizado nas reuniões com os clientes. A ideia é aparar arestas e promover melhorias para, aí sim, liberar a aplicação para todos os clientes. “Isso acontecerá muito rapidamente”, promete Kleber.

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