Notícias

SCCI Corp 9.23: rotina de simulação e inclusão de novas propostas foi otimizada

Manutenção de contratos, como alteração na taxa de juros, também. Objetivo é oferecer uma ferramenta cada vez mais produtiva e ágil

A Prognum Informática continua investindo muito na otimização de processos do SCCI Corp – Sistema de Controle de Crédito Imobiliário, em busca de mais produtividade, mais agilidade e mais facilidade na utilização da ferramenta. Na versão 9.23, com distribuição para os clientes em 5 de setembro, mais processos foram otimizados, apresentando ganhos evidentes para os usuários.

As rotinas de simulação e de inclusão de uma nova proposta de financiamento imobiliário, no Módulo de Originação, foram otimizadas e, agora, está bem mais rápido simular e incluir uma proposta no sistema. “A originação de um crédito se inicia justamente na simulação e inclusão de uma nova proposta. Somente após essa operação é que ocorre o “start” da esteira de originação, ou seja, se iniciam as próximas fases até final formalização do contrato. Tudo começa na simulação e inclusão da proposta, e essa fase está, agora, muito mais ágil”, explica Kleber Pereira, Coordenador de Análise de Requisitos da Prognum Informática.

Outra otimização importante incluída nesta versão 9.23 refere-se à manutenção de um contrato já formalizado. Quando há uma mudança no contrato – uma alteração na taxa de juros, por exemplo – é necessário transferi-lo para o ambiente de simulação, onde a renegociação é lançada. Após sua aprovação, a alteração é, de fato, efetivada no ambiente de produção. Segundo Kleber, essa operação de efetivação está 50% mais rápida, de acordo com simulações realizadas internamente.

A nova versão também apresenta automatismo para inclusão de despesas de comercialização, com amortização do saldo a liberar ao vendedor do imóvel ou tomador do empréstimo. “O SCCI Corp controla o saldo para pagamento a vendedores ou ao tomador de um empréstimo com garantia imobiliária. No caso do tomador do empréstimo, podem ocorrer despesas entre a assinatura do contrato e a efetivação do financiamento, com consequente liberação dos recursos. Por exemplo: o tomador de um empréstimo ofereceu um imóvel como garantia desta operação, mas o IPTU está atrasado e precisa ser pago. O agente financeiro adianta esse dinheiro para o tomador e o desconta do valor a ser liberado quando da efetivação da operação. Criamos uma tela onde o usuário cadastra toda essa operação, e o sistema abate, automaticamente, o valor desse “adiantamento” do saldo final a ser liberado ao tomador. Antes era preciso registrar essa operação no ambiente de simulação para só depois efetivá-la em produção. Agora, o usuário a executa diretamente no ambiente de produção, de forma rápida, segura e fácil”, explica Kleber.

A versão 9.23 também implementou no Corp Web o relatório de memória de cálculo, que já estava disponível no SCCI Corp. A calculadora de atualização disponível no sistema permite calcular atualizações monetárias, juros de mora, juros remuneratórios e multas para um período definido pelo usuário. O relatório demonstra toda a marcha de cálculo que leva àquele resultado.

Publicado em 01/09/2021

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano