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Tenda e MRV&Co: queda em vendas e lançamentos no terceiro trimestre de 2022

Ambas privilegiaram preço e margem ao volume de vendas e lançamentos

A Tenda e a MRV&Co, ambas incorporadoras de padrão econômico, apresentaram queda em vendas e lançamentos na comparação do terceiro semestre do ano com o mesmo período do ano passado. É o que indica suas prévias operacionais, divulgadas ao mercado na segunda quinzena de outubro.

De acordo com os dados apresentados pela Tenda, foi registrada uma queda de 40,6% nos lançamentos no terceiro trimestre, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram R$ 376,2 milhões em VGV, em cinco empreendimentos. No material da prévia, a empresa explicou que o menor volume de novos projetos “reflete o foco no ganho de preço”: entre julho e setembro, o valor média da unidade lançada foi de R$ 210,2 mil, 41,2% maior se comparado ao terceiro trimestre de 2021. “Estamos confiantes de que a readequação dos nossos futuros lançamentos à realidade atual de custos permitirá retomarmos gradativamente o volume”, comunicou a empresa.

As vendas líquidas caíram em proporção similar aos lançamentos. Neste terceiro trimestre, alcançaram R$ 489,3 milhões, o que representa uma queda de 36,5% ante o mesmo período do ano anterior. O preço médio das unidades subiu 19,6% em um ano, para R$ 185,5 mil. A Tenda garante que a estratégia de precificação ajuda na recomposição das margens.

Segundo a prévia, no acumulado do ano, a incorporadora lançou R$ 1,61 bilhão, um recuo de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as vendas líquidas, nas mesmas bases de comparação, somaram R$ 1,62 bilhão, 30,3% a menos.

A MRV&Co, por sua vez, anunciou que neste terceiro trimestre do ano alcançou R$ 1,8 bilhão de valor geral de venda (VGV) em lançamentos, o que significa uma queda de 13,6% ante igual período de 2021. Em relação ao trimestre anterior, o recuo foi de 14,9%. Na média, os lançamentos da empresa ficaram 25,5% mais caros do que há um ano. “Como estávamos com margem bruta mais apertada, estamos com dinâmica mais pesada de subir preço. Privilegiamos mais preço e margem do que volume”, explicou Ricardo Paixão, Diretor financeiro da MRV&Co. “”.

De acordo com a empresa, o valor das vendas líquidas entre julho e setembro foi de R$ 1,46 bilhão, o que representa uma queda de 27,3% ante um ano atrás e de 43,8% sobre o segundo trimestre. Sua operação no programa Casa Verde Amarela, onde tem forte atuação, foi a única que cresceu em vendas de julho a setembro deste ano: 6,1% na comparação anual. Em 2022, a MRV&Co contabiliza R$ 5,66 bilhões em lançamentos, queda de 8,6% ante os mesmos nove meses de 2021, e R$ 5,8 bilhões em vendas líquidas, alta de 2,1%.

Publicado em 01/11/2022

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