Notícias

Venda de imóveis novos em São Paulo cresce 15,3% no primeiro semestre do ano

No mercado geral, de novos e usados, a alta foi de 12,5%, indica estudo da Brain

O número de imóveis novos vendidos na cidade de São Paulo cresceu 15,3% de janeiro a junho, informa pesquisa da consultoria imobiliária Brain. Já no mercado geral, de novos e usados, a alta de transações foi um pouco menor, de 12,5%, segundo o Ranking da Demanda Imobiliária, elaborado pela plataforma Loft com dados de pagamento de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Foram vendidos na capital paulista 47,1 mil imóveis novos no primeiro semestre, um crescimento de 15%, a um preço total de R$ 26,1 bilhões, apontando para um incremento de 19%.

Por sua vez, a participação do programa Minha Casa, Minha Vida cresceu nas vendas de imóveis novos, respondendo por 37,6% de tudo o que foi comercializado. No primeiro semestre do ano passado, esta participação foi de 30%. No caso do valor geral de venda, foi de 18%, ante 13% observados no mesmo período de 2023.

Em relação aos lançamentos, o levantamento da Brain indica uma alta de 5,1%, chegando a 41,5 mil unidades lançadas. O valor total lançado chegou a R$ 20 bilhões, 14,4% a mais do que nos seis primeiros meses do ano passado. Desse total, 54% dos lançamentos são do programa Minha Casa, Minha Vida, que praticamente dobrou sua participação, já que no primeiro semestre do ano anterior o programa respondeu por 28% dos lançamentos.

De acordo com a Brain, são os seguintes os cinco bairros paulistanos que mais lançaram unidades habitacionais:

  • Barra Funda (2.648);
  • Vila Andrade (1.451);
  • Mooca (1.125);
  • Limão (969);
  • Vila Sílvia (939).

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano