A Prognum Informática investiu maciçamente, este ano, na melhoria de performance do SCCI Corp – Sistema de Controle de Crédito Imobiliário. Ao longo de 2021, praticamente todas as novas versões apresentaram melhorias de performance da ferramenta. Nesta versão 9.27, disponibilizada em 5 de janeiro, a melhoria de performance chegou à geração de todas as rotinas contábeis, que agora utilizam o banco de dados.
Outro destaque da nova versão é viabilizar o controle dos valores liberados pela CEF, dentro do programa CCA (Funding FGTS) para a entidade responsável pela concessão dos empréstimos/financiamentos (banco/entidade financeira), e destas às construtoras responsáveis pelas obras, no caso de construção de unidades habitacionais, bem como o controle do saldo e retorno desses empréstimos ao agente operador (CEF). Dentre outras funções, o SCCI calcula e controla o saldo e as prestações do contrato, tanto do empréstimo quanto dos financiamentos finais, tendo por base o cronograma de liberação das parcelas, prazo do empréstimo/financiamento e demais condições pactuadas, apurando os valores, individuais e mensalmente totalizados, e gerando todas as interfaces definidas pelo agente operador (CEF) e necessárias ao recebimento destes valores, conforme cronograma físico-financeiro estabelecido.
O CCA – Carta de Crédito Associativo – FGTS é um programa, operado pela CEF, destinado a viabilizar recursos do FGTS para a concessão de financiamentos a pessoas físicas, integrantes da população alvo do FGTS, contratados sob a forma associativa pelas entidades organizadoras, para construção de unidades habitacionais, aquisição de imóveis usados resultante de processo de reabilitação urbana ou de lotes urbanizados, ou, ainda, aquisição de material de construção para construção de imóvel residencial, admitindo-se, exclusivamente nas áreas rurais, a aquisição para fins de reforma, destinado, atualmente, para a população com renda familiar mensal bruta de até R$ 7.000,00.
Publicado em 02/01/2022