Em um artigo sobre o uso da Inteligência Artificial pelas imobiliárias, o Estadão Imóveis listou as principais mudanças que estão ocorrendo no mercado, com o uso desta tecnologia. “Adotar essas tecnologias avançadas não é apenas uma questão de se manter atualizado; é essencial para liderar a transformação do mercado imobiliário, oferecendo soluções inovadoras que sejam capazes de atrair novas franquias e corretores”, diz a publicação.
São as seguintes as inovações por meio da IA:
- Personalização da experiência do cliente: segundo o artigo, “a personalização sempre foi um diferencial no atendimento ao cliente, mas a IA levou isso a um novo patamar”. As principais inovações são a automatização de tarefas, como análise de dados de mercado e a gestão de leads, e o uso de chatbots inteligentes, 24 horas por dia, que transformam a experiência do cliente e oferecem respostas imediatas e precisas. De acordo com o Estadão Imóveis, “isso permite que os corretores se concentrem em tarefas estratégicas, como negociações complexas e fortalecimento de relações com os clientes, elevando a eficiência e a satisfação geral”.
- Avaliação de imóveis: poderosos softwares e aplicativos utilizam uma quantidade enorme de dados do mercado para precificar um imóvel de forma justa e precisa. O uso da IA faz toda a diferença e as avaliações acontecem a um clique do mouse.
- Recomendação de imóveis e Chatbots: a IA transformou a recomendação de imóveis ao combinar dados demográficos e informações de geolocalização. Desta forma, é possível oferecer imóveis que realmente atendam às necessidades e preferências dos clientes. “Essa personalização melhora a experiência do cliente e acelera o processo de decisão. A grande quantidade de informações disponíveis, alimentada continuamente pela navegação das pessoas na internet, torna as recomendações cada vez mais precisas e relevantes”, garante o Estadão. “Esses robôs programados para interagir com clientes de forma amigável são extremamente úteis, especialmente fora do horário comercial. Eles ajudam a reduzir os custos de manutenção e treinamento de equipes de atendimento, além de garantir que os clientes recebam respostas imediatas, melhorando sua experiência geral”, complementa, sobre o uso de chatbots nesta função.
- Anúncios e descrições inteligentes: a IA identifica o público-alvo de cada imóvel e otimiza os anúncios para que atinjam os clientes certos.
“A Inteligência Artificial está promovendo uma silenciosa, porém profunda transformação no setor imobiliário. Desde a automação de tarefas até a personalização da experiência do cliente, os impactos são vastos e positivos. Incorporadoras, imobiliárias e corretores que adotam essas tecnologias não só melhoram seus processos e performance, como também redefinem a maneira como o mercado imobiliário é percebido. A democratização do conhecimento sobre essas tecnologias é crucial. Quanto mais profissionais estiverem familiarizados com a IA e suas aplicações, mais eficaz será a transformação do setor”, finaliza o artigo do Estadão Imóveis.