Notícias

Aplicar em ativos imobiliários para formação de data centers é o melhor investimento do setor de crédito imobiliário, aponta pesquisa

Profissionais e líderes globais do segmento apontaram a aplicação em escritórios como o pior investimento em crédito imobiliário

Uma pesquisa realizada pelo GRI Club, clube que reúne profissionais e líderes do setor de crédito imobiliário, divulgada em janeiro, revelou que aplicar em ativos imobiliários para formação de data centers foi considerado por 54% dos entrevistados o melhor investimento nos próximos dois anos. Por sua vez, o pior investimento, listado por 63% dos executivos, foi a aplicação em escritórios.

Foram entrevistados 148 executivos globais do mercado imobiliário, entre os quais quatro brasileiros. A pesquisa mostrou que o otimismo com o setor vem crescendo sistematicamente, embora esteja ainda longe dos índices de dois anos atrás. Ao serem perguntados sobre sua visão para o mercado imobiliário nos próximos 12 meses, 34% se declaram otimistas – na pesquisa realizada em janeiro de 2023, 23% optaram por essa resposta. Se declarou altamente otimista 1% dos entrevistados – no ano anterior, essa percentagem foi de 0.

O otimismo é crescente, porém há muito caminho a percorrer. Em 2020, 62% dos entrevistados se declararam otimistas, e, em 2022, essa percentagem foi ainda maior – 63% (em 2021 a pesquisa não foi realizada).  O número de pessimistas foi parecido em 2023 e neste ano – respectivamente 24% e 23%. Já o índice dos que se consideraram neutros passou de 50%, em 2023, para 28%, neste ano.

Sobre as melhores aplicações, o investimento em hotéis ficou na segunda posição do ranking, por conta dos altos preços das diárias no mundo todo, após o fim da pandemia, seguido do investimento em moradias compartilhadas (residências estudantis outros tipos de coliving) – com 39% das respostas. A aplicação no segmento residencial vem logo atrás, com 36% das preferências.

Em relação aos piores investimentos, os entrevistados escolheram, na segunda posição, com 35% dos votos, a aplicação em imóveis comerciais para o varejo. Em terceiro, ficou o segmento de galpões industriais e de logística, com 22% das indicações. No ano anterior, esse investimento foi listado como pior por apenas 6% dos entrevistados.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano