De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), em maio a carteira de Crédito com Garantia de Imóvel (CGI), o chamado home equity, contabilizou R$ 842 milhões e no acumulado de janeiro a maio deste ano o setor registra uma alta de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre 2023 e 2024, aponta a entidade, o crescimento foi de 24%.
“O empréstimo com garantia de imóveis está se desenvolvendo, tem muito mercado. Há muito espaço e viabilidade para estes produtos”, garantiu, em coletiva para a imprensa, o Presidente da ABECIP, Sandro Gamba.
De acordo com a entidade, contribuiu muito para este cenário de crescimento a normativa aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em vigor desde 1º de julho, permitindo a utilização de um mesmo imóvel como garantia em mais de uma operação de crédito, criando instrumentos como a extensão da alienação fiduciária e da hipoteca. Na ocasião, o CMN divulgou que o objetivo da nova regulamentação é “possibilitar o melhor aproveitamento das garantias imobiliárias por parte de tomadores de crédito e credores, preservando-se, ao mesmo tempo, a solidez do mercado de crédito imobiliário”.