A Companha de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-Curitiba) informou que de 2017 a 2020 5.873 títulos de propriedade foram entregues aos moradores, que driblam a informalidade e passam a ser legalmente donos do imóvel onde moram. “São famílias que aguardavam há muitos anos, por vezes décadas, para obter a escritura definitiva dos lotes onde vivem. Concentramos esforços para finalizar questões pendentes de regularização fundiária e assim beneficiar milhares de cidadãos que deixam de ser posseiros e tornam-se proprietários oficiais”, explicou o Presidente da Cohab-Curitiba, José Lupion Neto.
Segundo a companhia, a área mais beneficiada com títulos de propriedade foi a Vila Verde, no CIC. Com um total de 2.337 lotes aprovados, localizados em uma área de 840 mil metros quadrados (equivalente a 120 campos oficiais de futebol), a Vila Verde começou a ser ocupada em 1984, quando a Prefeitura destinou os terrenos da chamada Vila Verde I. Em novembro de 2018, a Cohab promoveu um mutirão para regularizar a situação dos documentos de cada família.
“Disponibilizar os títulos de propriedade aos cidadãos é a última etapa do processo de regularização fundiária, que acontece após a aprovação do loteamento de acordo com parâmetros urbanísticos do município e a legislação vigente. A Cohab realiza o processo completo, desde o levantamento da documentação da área, passando pelo desenho da planta, adequações necessárias, obras de infraestrutura e por fim a disponibilidade para a titulação das famílias”, salienta a assessora especial de Regularização Fundiária da Cohab, Melissa de Athayde Cunha Kesikowski.
Publicado em 01/02/2021