Notícias

Construção civil cresceu 2,7% em julho, se comparado ao mês anterior, aponta Ipea

Setor apresenta crescimento desde maio, mas no acumulado do ano tem uma baixa de 3,6%

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou que o setor da construção civil cresceu 2,7% em julho, em comparação ao mês anterior, passando a operar no maior nível desde dezembro de 2017. Segundo a pesquisa revelada pela entidade, por conta da pandemia do novo coronavírus o setor recuou 4,6% em março, 16,4% em abril, mas registrou crescimento de 17,4% em maio, 7,8% em junho e, finalmente, 2,7% em julho.

Pesquisador do Ipea, Leonardo Mello de Carvalho revelou que o comércio de material de construção civil está entre os setores que conseguiram manter, mesmo que minimamente, suas atividades diante o período de maior isolamento social. “Podemos citar como um dos fatores para o resultado os efeitos do auxílio emergencial. Além disso, as construções imobiliárias que já estavam em andamento tiveram continuidade”, disse ele.

Apesar dos números positivos registrados de maio a julho, no ano o setor acumula uma baixa de 3,6%, segundo o Ipea. O Índice Nacional de Construção Civil (Sinapi) do IBGE, por sua vez, cresceu 0,88% em agosto, a maior taxa do ano. De acordo com o IBGE, o resultado foi influenciado principalmente pelas altas do cimento e outros materiais, como bloco cerâmico.

Publicado em 03/11/2020

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano