Notícias

Construção civil cresceu 3,5% no segundo trimestre do ano, aponta o IBGE

Crescimento é bem maior do que o avanço geral da economia no período, de 1,4%

A indústria da construção civil brasileira cresceu 3,5% no segundo trimestre de 2024, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ressaltando que tal crescimento se destaca do avanço geral da economia no período, na ordem de 1,4%. Especialistas esperavam um aumento de apenas 0,9%, diante da performance estagnada do setor nos primeiros meses do ano.

No primeiro semestre do ano, o setor apresentou uma alta de 3,3%, também acima da alta de 2,9% na economia como um todo. Tal performance motivou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) a revisar suas previsões para o PIB do setor, elevando sua projeção de crescimento para 3,0%. Até aqui, a estimativa era de um crescimento de 2,3%.

Ainda de acordo com o IBGE, foi observada a criação de 200.182 novas vagas com carteira assinada entre janeiro e julho de 2024, um incremento de 2,86% em relação ao ano anterior. Destacam-se as áreas de Construção de Edifícios, que gerou 40,32% dos novos empregos, e os Serviços Especializados para a Construção, que contribuíram com 34,12%. Em contraste, as Obras de Infraestrutura enfrentaram uma queda de 21,28% na criação de vagas, possivelmente devido ao encerramento de algumas obras e ao impacto do período eleitoral.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano