Notícias

Plataformas de gerenciamento inovam na construção civil

Startups criam plataformas inovadoras para a tomada de decisões nos canteiros de obras

Startups brasileiras estão inovando na indústria da construção civil, por meio de plataformas que fazem, por exemplo, mapeamento de dados e gerenciamento de materiais e de cronograma de obra, trazendo agilidade e assertividade para a tomada de decisões. Um dos destaques da 11ª edição do Summit da Construção Civil foi justamente a participação de três startups ligadas ao Cubo Itaú, aquela que é considerada a maior incubadora de inovação da América Latina e que dedica uma área exclusiva para empresas com soluções para o segmento.

Radicada em Santos, a Obra.Lean apresentou uma plataforma cujo objetivo é otimizar a comunicação entre todas as equipes de obra com dados de cronograma em tempo real. De acordo com seu fundador, o engenheiro Manuel Toledo, é possível controlar toda a operação do dia a dia do canteiro de forma remota.

– A Obra.Lean foi fundada com o objetivo de resolver a dor de cronograma e planejamento de obras. A gente traz uma visão muito prática de cronograma, integrando softwares de planejamento, trazendo a gestão de tarefas para o dia a dia e segmentado por áreas. Temos várias equipes trabalhando simultaneamente e um replanejamento acaba impactando no serviço da outra. Essa integração com o canteiro traz essa visão de obra automatizada. O encarregado consegue preencher os dados e os funcionários ficam conhecendo a agenda do dia com uma visualização simples. É um diário de obra integrado ao cronograma e pode ter todo o histórico da obra na palma da mão. Além disso, é possível ter um banco de dados proprietário, ou seja, com informações da própria equipe, e que podem ser usados para planejar novas obras – explica ele.

Para otimizar ações de prospecção e vendas, identificando obras em andamento, construtoras, serviços e movimentações do mercado em todo o Brasil, a plataforma da paulista Hoof Analytics oferece em tempo real um mundo de informações para seus usuários.

– Trabalhamos com os dados da construção. Aplicando tecnologia, conseguimos mapear 100% do mercado da construção, com todas as obras em execução no Brasil. Entregamos metragem de obra, endereços de obras, construtora, escritório projetista entre outras informações. O processo consiste em mapear essas informações públicas, tratá-las e unificá-las em um só local. Podemos entregar para as construtoras uma lista de fornecedores que estão executando serviços relacionados com suas obras. O nosso foco é entregar tecnologia para as empresas enxergarem o País. É possível, por exemplo, pesquisar, estudar e mapear uma região ou bairro para ajudar o cliente a encontrar o melhor local para construir naquele momento, qual a faixa socioeconômica da população de uma região etc – garante o fundador da startup, Wesley Bichoff.

Por fim, a mineira Consulte Geo também se destacou na  11ª edição do Summit da Construção Civil ao oferecer uma plataforma de gestão e rastreabilidade de concreto.

– Nossa ferramenta visa resolver alguns problemas comuns em quase todos os canteiros de obras, principalmente no que diz respeito a gastos não previstos com concretos, que em determinados tipos de metodologias construtivas equivale a até 20% do custo da obra. Nosso foco principal é a garantia da qualidade do produto, para que as obras dos nossos clientes sejam entregues sem nenhum problema de concreto. Nosso sistema é integrado com vários laboratórios. Ele já busca os dados de resistência de forma automática e lança, por exemplo, resultados dos dados de compressão do concreto, assim como os laudos. Esses dados ajudam na tomada rápida de decisão e na produtividade em campo. Tratamos a solução do concreto de ponta a ponta – expõe o fundador da startup, Thiago Coutinho.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano