Algumas construtoras associadas ao SindusCon-SP decidiram se organizar para importar aço. A iniciativa tem mobilizado uma série de empresas após o anúncio da redução do imposto para dois tipos de vergalhão que vêm de fora do país. A ideia, óbvio, é buscar redução de custo nas obras.
De acordo com o Presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, a alta nos preços dos insumos, entre os quais o aço, está gerando desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, o que torna o mercado internacional mais atrativo diante da recente redução do tributo. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) já havia anunciado movimento igual para compra de aço na Turquia.
O SindusCon-SP criticou a produção brasileira de aços longos, pontuando que é concentrada e que não apresenta concorrência, o que naturalmente pressiona o preço do insumo para cima. Senra disse que o país ressente de uma política industrial que incentive mais fabricantes de aço a se instalarem no país, gerando maior concorrência e, consequentemente, queda de preço. “Enquanto isso não ocorre, e os fabricantes nacionais não param de subir seus preços, está aberto o caminho à importação”, afirmou ele.
Publicado em 01/07/2022