Uma das maiores fintechs latino-americanas em soluções financeiras, com 13 milhões de empréstimos, a Creditas decidiu migrar sua arquitetura de dados para a plataforma da Huawei Cloud. “Cloud computing associada ao Open Source é a nossa estratégia e estamos trabalhando nessa direção”, afirma Thiago Gonçalves, Líder de Dados da Creditas. Segundo ele, a Multicloud foi a opção com o objetivo de garantir disponibilidade, resiliência das operações e reduzir a dependência de soluções proprietárias na infraestrutura de dados e de TI.
“Para chegar até aqui e construir estratégia robusta, criamos um ecossistema unindo dados e informações dos clientes; e criando um ecossistema e uma sinergia fazendo com que sejamos mais competitivos. A estratégia é conseguir trazer mais dados dos clientes para melhorar a experiência e com isso melhorar a retenção, automatizar processos, ter escala. Com isso, reduzimos custo”, disse Gonçalves.
A fintech também está apostando na IA generativa, embora ainda experimental. De acordo com Gonçalves, a Creditas desenvolveu internamente uma plataforma de machine learning, que sustentará uma significativa parte dos modelos de créditos existentes hoje. O Líder de Dados diz, porém, que “há um longo caminho a percorrer” quando se fala em IA.