Por unanimidade, o Comitê Gestor da ICP-Brasil aprovou a criação da Autoridade de Registro Eletrônica (AR Eletrônica), possibilitando que a emissão de certificados digitais seja feita de forma totalmente automatizada, sem atendimento presencial ou intervenção humana. Assim, será possível se obter um certificado digital de maneira autoassistida, com validação biométrica e biográfica por meio de aplicativos, com emissão na nuvem.
“A AR eletrônica está chegando de maneira tardia no Brasil, mas facilitará a vida de milhares de brasileiros e reforça a política de governo digital”, comemorou o Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Enylson Camolesi, acrescentando que a iniciativa aproximará o Brasil de práticas já adotadas em outros países.
O usuário precisará utilizar apenas seus dados biométricos cadastrados em bases governamentais para utilizar a AR eletrônica. A validação será feita em aplicativo, com mecanismos de segurança que evitarão fraudes, como a detecção de deepfakes. O Governo Federal acredita que a nova modalidade ganhará escala rapidamente, por conta do avanço dos serviços digitais federais e pela ampliação de bases de dados como a da Carteira de Identidade Nacional. Mais de 175 milhões de brasileiros já utilizam os serviços digitais do Governo.