Notícias

Faturamento da indústria de material de construção tem retração de 3,8% em junho

No acumulado de janeiro a junho, a queda é de 3,3%, se comparado ao mesmo período do ano anterior

De acordo com o índice Abramat, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abrainc), a indústria de material de construção registrou uma retração de 3,8% no faturamento realizado em junho, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a maio, o recuo foi de 1,9%. No acumulado de janeiro a junho, a queda é de 3,3%, na comparação com o primeiro semestre de 2022.

O índice aponta que os materiais de acabamento alavancaram a queda de faturamento em junho e no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, o faturamento com esses produtos recuou 8,7%. Já o faturamento com os materiais de base observou um leve avanço de 0,3%. Segundo a Abrainc, nos últimos 12 meses o faturamento geral do setor retrocedeu 4,4%, com recuo de 7,6% para o setor de acabamentos e de 2,3% para os materiais de base.

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) projeta uma queda de 1% no faturamento do setor em 2023. No ano anterior, o recuo foi de 6,9%. “Teremos um segundo semestre desafiador, com taxa de juros ainda em patamares elevados”, afirmou, por meio de nota, Rodrigo Navarro, Presidente da entidade. Segundo ele, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a efetivação do Minha Casa, Minha Vida são considerados pelo setor pontos positivos, que podem contribuir para a tentativa de reversão da queda estimada para 2023.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano