Notícias

Ferramentas tecnológicas inovam o processo de avaliação estrutural de um edifício

Utilização de ressonância, ultrassom e até drones subaquáticos permitem laudos mais detalhados em até quatro dias

Especializada na utilização de tecnologias para realizar laudos de inspeção predial de edificações residenciais, comerciais, shoppings, hospitais, a Forbee Engenharia está inovando, ao transformar os processos de avaliação estrutural com a utilização de ferramentas tecnológicas, como ressonâncias, ultrassom, drones subaquáticos e drones térmicos, sempre com o objetivo de oferecer diagnósticos mais eficientes ao setor. Diretor de Engenharia da empresa, Giovanni Fermino diz que tais tecnologias permitem análises mais detalhadas e mais segurança nas inspeções.

“A durabilidade das edificações é aprimorada por meio da detecção precoce de desgastes e falhas estruturais, permitindo intervenções ágeis. A manutenção se torna mais eficaz com a análise detalhada proporcionada pelas novas tecnologias, podendo resultar em economia de custos e prolongamento da vida útil das construções”, explicou o engenheiro.

Segundo ele, problemas estruturais que eram identificados após longos períodos e cuja solução também era muito demorada, agora são resolvidos em tempo recorde. “A capacidade de capturar e processar informações detalhadas em tempo real permite diagnósticos mais rápidos e possibilita tomar decisões mais informadas, em até quatro dias úteis, em alguns casos. Isso pode resultar em manutenção mais eficaz e redução de custos operacionais”, garante Fermino.

As técnicas inovadoras identificam possíveis níveis de corrosão, vazios e outras anomalias internas em materiais de construção. “O ultrassom utiliza ondas sonoras de alta frequência para detectar descontinuidades, enquanto a ressonância avalia o nível do potencial de corrosão da edificação, fornecendo informações sobre a integridade estrutural sem a necessidade de intervenções invasivas. Já os drones subaquáticos são fundamentais para inspecionar áreas de difícil acesso, como piscinas e reservatórios. Eles permitem a avaliação detalhada dessas estruturas sem a necessidade de drenagem ou mergulho humano, aumentando a segurança das inspeções”, exemplifica.

De acordo com dados da consultoria internacional Mordor Intelligence, o mercado global de serviços de inspeção de construção deverá crescer a um CAGR de mais de 10% entre 2022 e 2027, impulsionado por avanços tecnológicos e pela crescente demanda por edificações seguras e duráveis.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano