Notícias

Venda de apartamentos cresce 17% no primeiro bimestre do ano

Apesar do bom resultado, CBIC cobra a queda dos juros, considerada fundamental para a atividade do setor da construção civil

O relatório “Desempenho da Construção Civil no 1º trimestre de 2025 e Perspectivas”, divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), aponta que o setor registrou um crescimento de 17% nas vendas de apartamentos no primeiro bimestre de 2025, enquanto os lançamentos recuaram 7% no mesmo período.

A CBIC cobrou, no entanto, a queda da taxa de juros, o que considera fundamental para a atividade do setor. “As dificuldades de crédito que a alta taxa de juros impõe e a elevação dos custos comprometem a viabilidade de projetos, afetam o equilíbrio econômico-financeiro das obras e dificultam o planejamento de novos empreendimentos, sobretudo na habitação de interesse social”, afirmou o Presidente da entidade, Renato Correia.

A Câmara reclama que o custo do crédito encarece o financiamento imobiliário e drena recursos da caderneta de poupança (SBPE), que registrou uma fuga líquida de R$ 34,6 bilhões apenas no primeiro trimestre, superando toda a perda de 2024. “O recuo na captação da poupança compromete uma das principais fontes de financiamento do crédito imobiliário. É essencial termos taxas de juros mais baixas para que esse público possa aumentar a sua demanda e o ritmo de lançamentos crescer”, explica a Economista-chefe da CBIC, Ieda Vasconcelos.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano