O Governo de Goiás iniciou, na segunda quinzena de julho, o credenciamento de empresas de construção civil interessadas em prestar serviços de reforma, melhoria, ampliação e/ou conclusão de obras em 4.550 moradias de interesse social, em 152 municípios goianos. Segundo a Agência Goiana de Habitação (Agehab), serão disponibilizados cerca de R$ 90 milhões, do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).
“Vamos romper as desigualdades regionais e dar aos mais pobres cidadania e dignidade”, disse o Governador Ronaldo Caiado, em visita diversos canteiros de obras, quando viu unidades habitacionais aptas a serem reformadas. Segundo a Agehab, o credenciamento de empresas é uma das fases das ações do programa Goiás Social, lançado recentemente pelo Governo de Goiás, abarcando todas as áreas de atendimento à parcela da população goiana com maior vulnerabilidade social.
O programa inclui várias frentes de trabalho, desde a contratação de novas moradias para famílias sem condições de habitação digna; regularização de imóveis já existentes, mas ilegais; construção de equipamentos comunitários, como praças, escolas de educação infantil e centros de convivência; além de reforma e melhoria de casas precárias já habitadas, caso atendido por este edital. “Nosso trabalho é incansável e vem sendo realizado em ações habitacionais diversificadas”, esclareceu o Presidente da Agehab, Lucas Fernandes.
Fernandes explicou que com as reformas serão atendidas famílias de baixa renda que já possuem imóveis, mas que não têm condições de habitação e nem de arcar com custos para melhorá-los. Em outra etapa de trabalho, também já em andamento, serão contratadas empresas de arquitetura e engenharia que ficarão responsáveis pelos projetos a serem executados pelas empresas que agora estão sendo chamadas. O valor investido nessa fase soma R$ 6,1 milhões, informou. “No caso da reforma, ao mesmo tempo em que estamos chamando empresas para prepararem os projetos, já estamos também providenciando essa seleção das que vão executá-los”, explicou o Presidente.
Publicado em 02/08/2021