Notícias

Haddad garante que taxação da LCI e LCA não provocará aumento dos preços dos alimentos e dos imóveis

Ministro diz que há outros meios de fazer os recursos chegarem aos produtores e que hoje a maior parte da isenção dos tributos ficam com intermediários

Em entrevista realizada na calçada do seu ministério, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu que a taxação em 5% das Letras de Crédito Imobiliário e Agrícola – até então isentas – não alterarão os preços dos alimentos e dos imóveis. Desta forma, Haddad contradisse o que os setores da construção civil e do agronegócio vêm dizendo sobre o aumento dos preços de seus produtos. Segundo o Ministro, há outros meios de fazer os recursos chegarem aos produtores e que hoje a maior parte da isenção dos tributos sobre esses títulos ficam com intermediários.

“Absolutamente não (aumento de preços), porque eu tenho outras maneiras de canalizar esses recursos, que inclusive não chegam, não estão chegando no produtor. Não estão chegando ao produtor. Mais da metade desse subsídio está ficando no meio do caminho, ou com o detentor do título, ou com o intermediário. E outra parte nem é direcionada para a construção civil ir para o agro. Não vai afetar nem minimamente. O que está afetando o mercado é a taxa Selic, que nós temos que criar as condições para ela começar a cair”, afirmou Haddad.

De acordo com o Ministro, os títulos isentos somam R$1,7 trilhões, o que significará uma renúncia fiscal de R$ 41 bilhões. Disse que é preciso buscar meios de incentivar os empreendedores com o menor custo para a sociedade e que tem certeza de que os setores do agronegócio e da construção mudarão de opinião ao conversar com sua equipe.

“Nós temos outros instrumentos que custam menos à sociedade. A gente tem que buscar apoiar os empreendedores ao menor custo para a sociedade e é isso que a gente vai fazer – ponderando que essa é uma medida que causa distorções e que há outras que incentivam sem provocar distorções”, finalizou ele, em entrevista aos jornalistas.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano